Policiais da Terceira Companhia da Polícia Militar Ambiental de São Mateus apreenderam uma espingarda calibre ponto 36, sem registro, e resgatou um cão de caça com sinais de maus tratos numa propriedade rural na localidade de Uruçuquara.

De acordo com mensagem enviada à Rede TC pelo comandante da PMA, capitão Fabrício Pereira Rocha, a operação foi realizada no final de semana e uma jovem de 18 anos, que se identificou aos militares como esposa de um homem denunciado por prática de caça ilegal, assumiu a propriedade da arma e do cão e foi encaminhada ao Departamento de Polícia Judiciária de São Mateus.

Segundo o relato do capitão Fabrício, os policiais foram ao local após receberem denúncia anônima, via disque denúncia 181, de que um homem praticava caça com armas de fogo em remanescentes de Mata Atlântica da localidade, “inclusive em reservas ambientais e que utilizava cães em suas caçadas e comercializava as carnes de animais silvestres para restaurantes da região”.

O comandante detalha que, ao chegarem ao local da denúncia, os policiais avistaram os cães das raças beagle e dog americano, conhecidos pela aptidão para a caça, no quintal da residência, “estando um deles acorrentado ao tronco de uma árvore, muito debilitado, sem acesso à água, e sem qualquer alimento”.

Ainda de acordo com o capitão, durante a verificação na propriedade, foi encontrada a espingarda. “Após flagrar os crimes, a esposa do denunciado assumiu a propriedade da arma e do cão, sendo conduzida ao DPJ de São Mateus por ter, em tese, praticado as condutas de posse irregular de arma de fogo, conforme o Estatuto do Desarmamento, e maus tratos à animal da fauna doméstica, tipificado na Lei de Crimes Ambientais” – esclarece a PMA.

São Mateus–ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here