Para celebrar o Dia da Árvore, comemorado na sexta-feira 21 de setembro, a poetisa e escritora mateense Eliane Queiroz Auer realiza o projeto Um poema em cada árvore. A poetisa explica que a atividade, que ocorre no Município pelo sexto ano consecutivo, faz parte de uma mobilização nacional de incentivo à leitura em diversas cidades brasileiras do Instituto Psia, de Governador Valadares (MG), iniciada em 2010 por idealização do poeta valadarense Marcelo Rocha.

De acordo com Eliane, em São Mateus, a ação acontecerá na Praça Mesquita Neto e imediações. “Utilizamos as árvores como suporte para a leitura, um movimento que ocorre sempre no Dia da Árvore”, detalhou a poetisa, que é integrante da Academia Mateense de Letras (Amaletras) e da Academia Feminina Espírito Santense de Letras (Afesl).

Ela frisa que o objetivo é a construção de novos espaços de fruição poética, ampliação o acesso da população à poesia. O projeto foi premiado duas vezes no Prêmio Vivaleitura, de 2011 e 2014, concedido pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e em 2015 foi selecionado no Prêmio Todos Por Um Brasil de Leitores, do Ministério da Cultura.

Leia também:   Prefeitura intensifica manutenção de estradas rurais de São Mateus

Conforme Eliane, o projeto já foi realizado em mais de 140 cidades das cinco regiões do País por meio de uma mobilização nacional constituída de uma rede de poetas, educadores, agentes culturais e sociais, instituições e estudantes voluntariamente mobilizados em levar a poesia aonde o povo está. Em 2018, serão 29 cidades. No Espírito Santo, além de São Mateus, acontecerá também em Pedro Canário e Alegre. Em Pedro Canário o responsável é o professor Carlos Magno Martins dos Santos, segundo complementou a poetisa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here