São Mateus – A Polícia Militar registra queda no número de ocorrências na zona oeste da Cidade, nos bairros onde estão atuando duas bases comunitárias móveis da PM. A princípio, essas unidades atuam nos bairros Bom Sucesso e Vila Nova, de forma preventiva. Comandante da 1ª Companhia do Batalhão de São Mateus, o capitão Felipe Barboza relata que, desde quando essas unidades começaram a atuar, a PM tem percebido queda nos indicadores de criminalidade.

O melhor desempenho, segundo ele, foi obtido no Bairro Bom Sucesso. De acordo com o capitão Felipe, entre 17 de dezembro de 2018 a 6 de fevereiro foram 19 registros, contra 43 no mesmo período entre 2017 e 2018. No Bairro Vila Nova, houve redução de 22 para 20 ocorrências registradas.

O capitão Felipe destacou que a base móvel aproxima a polícia da sociedade. – Fotos de Ademilson Viana/TC Digital

Em entrevista à Rede TC, o capitão Felipe disse que as bases móveis funcionam de segunda a sexta-feira e são voltadas para a prevenção de crimes. Porém ressaltou que estão em estudos outros horários de funcionamento. A prioridade é o atendimento aos bairros Bom Sucesso e Vila Nova, que integram o programa Ocupação Social. No entanto também são feitos deslocamentos a outros bairros, incluindo o Centro.

Leia também:   Com o tema Educar é conectar, desfile de 7 de Setembro em São Mateus terá 11 bandas

FLAGRANTES

O comandante detalha que nesses deslocamentos, as bases móveis conseguiram outros resultados positivos, como flagrantes em ações de furto, de roubo, abordagem preventiva e até na prisão de um homem pela prática de ato obsceno no Centro.

O capitão Felipe explica ainda que a base móvel é destinada ao atendimento geral da comunidade incluindo até a prestação de socorro em situações que necessite. Conforme disse, os moradores podem acionar os policiais e manifestar preocupações referentes à segurança pública, passar informações de crimes que estejam ocorrendo e até apresentar denúncias. “O objetivo é aproximar a polícia da comunidade e interagir”, reforçou.

A base móvel é equipada com computadores e câmeras de vigilância e substitui os antigos DPM’s, que foram desativados, segundo Batalhão de São Mateus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here