O tenente-coronel Mateus Garcia Pereira destaca que o trabalho de saturação, com equipes de Força Tática na zona rural de São Mateus, está sendo fortalecido com o objetivo de combater os crimes contra a vida, como homicídios. De acordo com o comandante, nos quatro municípios da área do Batalhão houve um aumento de 51,85% no número de homicídios no primeiro quadrimestre de 2021, quando comparado com igual período de 2020.

Em São Mateus, nos primeiros quatro meses de 2020 foram registrados 11 assassinatos. Já no mesmo período de 2021 foram 19. O comandante salienta que a maioria dos casos é na zona rural, sendo relacionados ao tráfico de drogas.

O mesmo trabalho de saturação da força policial foi realizado em Jaguaré, que também teve um aumento de 7 assassinatos em 2020 para 14 em 2021.

Entretanto, o tenente-coronel lembra que, ao contrário de São Mateus, em Jaguaré os crimes ocorreram com maior frequência na cidade e concentrados ao início deste ano.

Leia também:   São Mateus organiza quatro pontos de coleta de doações para enviar ajuda humanitária ao sul do Estado

Com as operações, inclusive com tropas de Vitória e em conjunto com a Polícia Civil, em abril não foram registrados assassinatos em Jaguaré.

Em todos os quatro municípios da área do Batalhão ocorreram 41 homicídios neste ano, contra 27 no mesmo período do ano passado, um aumento de 51,85%.

 

Estímulo às denúncias

 

São Mateus – O tenente-coronel Mateus Garcia Pereira frisa que a Polícia Militar continua fazendo a parte dela, mas ressalta que o Batalhão de São Mateus tem uma extensão territorial grande.

Segundo dados do Instituto de Geografia e Estatística, os quatro municípios possuem uma área territorial de 4.621,840 quilômetros quadrados. Somente São Mateus possui uma área territorial de 2.346,049 km².

Portanto, reforça a necessidade da participação da população com a segurança pública, discutindo em reuniões, integrando conselhos de segurança, além de contribuir com denúncias para que a PM consiga identificar, prender criminosos e evitar novos crimes.

“A Constituição Federal diz que Segurança Pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos”, reforça. Ele explica que as denúncias podem ser feitas de forma anônima, através do telefone 181. À PM, só chega o conteúdo da denúncia, mantendo assim o total sigilo do denunciante.

Leia também:   AUTO DA PAIXÃO DE CRISTO EM SÃO MATEUS: Ascensão faz nesta sexta espetáculo para emocionar e mostrar o amor de Cristo através da arte

 

Foto do destaque: Arquivo TC digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here