Nova Venécia – Com participação de 90 policiais militares, com apoio de agentes da Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Militar deflagrou a Operação Reflexo II na manhã desta terça-feira (19), em Nova Venécia. De acordo com mensagem enviada à Rede TC pelo 2° Batalhão da PM em Nova Venécia, a ação contou ainda com a participação de três cães farejadores da PRF.
De acordo com o tenente-coronel Sebastião Aleixo Santos Batista, comandante da operação, foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão, após levantamentos realizados pelos agentes do Serviço de Inteligência do 2° Batalhão, em torno, especialmente, dos crimes de tráfico de drogas e posse/porte ilegal de armas de fogo. As buscas foram cumpridas principalmente nos bairros Altoé, Dom José Dalvit, Aeroporto e na zona rural do Município.
Segundo o comandante, a ação policial foi desencadeada a fim de frear a atuação de uma quadrilha especializada no tráfico de drogas ilícitas, roubos, posse/porte de arma de fogo e crimes contra pessoa, que vinha aterrorizando moradores, inclusive com enfrentamento às forças policiais durante as ações ostensivas naquelas comunidades. O tenente-coronel recorda que, inclusive, em um dos episódios mais recentes, houve troca de tiros e ataques com pedras aos militares.
“O objetivo do grupo era impedir o trabalho policial, evitar a entrada das guarnições e incitar a população contra os policiais militares, especialmente com o fito de manter a impunidade e reforçar as ações criminosas no bairro”, ressalta o comandante. “A Polícia Militar não vai retroceder diante de criminosos contumazes que insistem em viver à margem da lei, afinal um ataque contra um policial militar é uma afronta ao próprio Estado” – frisou o ten-cel Aleixo.
DETIDOS
Ainda de acordo com a PM, durante as buscas, foram detidas três pessoas (uma mulher e dois homens) e apreendida uma adolescente de 16 anos. Dentre os materiais arrecadados constam 89 pedras de crack, três tabletes pequenos de maconha, além de nove aves silvestres, R$ 1.630 em espécie, celulares e outros materiais de procedência ilícita/duvidosa. Os acusados e os materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Nova Venécia.
Participaram da Operação Reflexo o tenente-coronel Aleixo, o major Jefson, militares do Serviço de Inteligência, da Força Tática, da Administração, das Radiopatrulhas do 2º BPM, com apoio de agentes da PRF, que disponibilizaram três cães farejadores para auxiliar nas buscas.