quarta-feira, março 19, 2025
InícioEstadosEspírito SantoPL sugere álcool em gel em ônibus e terminais

PL sugere álcool em gel em ônibus e terminais

-

Por Silvia Magna/ALES

O deputado Dr. Rafael Favatto (Patri) protocolou um Projeto de Lei (PL) que obriga empresas de transportes urbanos e a disponibilizarem álcool em gel 70% no interior dos veículos e em terminais de passageiros.

Trata-se do PL 271/2020, que prevê, ainda, a afixação de cartazes informativos no interior de ônibus e nos locais de espera com os seguintes dizeres: “Senhores usuários, neste local disponibilizamos, gratuitamente, álcool em gel antisséptico”.

A medida já foi adotada em alguns estados brasileiros, como Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso Sul, e vem sendo debatida por outros entes federados.

Favatto alegou um estudo da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, mostrou que o uso de transporte público pode aumentar em quase seis vezes as chances de infecções respiratórias. Isto porque os vírus e bactérias podem resistir por dias em objetos inanimados, provocando diversas doenças.

De acordo com a pesquisa, as infecções respiratórias são as mais relevantes, no entanto, é possível a ocorrência de infecções gastrointestinais, além de outras doenças de importância epidemiológica, como sarampo, caxumba, rubéola, tuberculose e meningites bacterianas.

“Muitos desses microrganismos, além da transmissão aérea, podem ser propagados através de apoio de braços e corrimão dos ônibus. Além disso, com o aumento de casos do novo coronavírus, a maioria dos estabelecimentos tem adotado a prática da higienização das mãos com o álcool em gel 70%, já que esta é uma das recomendações dos profissionais de saúde como uma das principais formas de evitar o contágio. Nada mais justo do que nosso transporte público adote essa prática”, declarou o deputado.

Tramitação

O Projeto de Lei 271/2020 foi protocolado no dia 1 de maio e encaminhado às Comissões de Justiça, Saúde e Finanças. Caso seja aprovado, entrará em vigor na data de sua publicação.

MAIS...

Recentes

error: Função indisponível