Deputado Delegado Danilo Bahiense: Foto: Ascom-Ales/Divulgação

A Comissão de Segurança e Combate ao Crime Organizado da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Delegado Danilo Bahiense, realiza, em Pinheiros, nesta quinta-feira (13) a primeira audiência pública do ano do colegiado na sala de sessões da Câmara Municipal, às 18h30. No ano passado, o Município teve mais de um assassinato por mês e só debateu por uma vez o tema com a população e a polícia, segundo apontou a comissão.

Com uma população de 27.047 habitantes, Pinheiros registrou 15 homicídios, em 2018, e outros 14, no ano passado. “Média de pouco mais de um por mês. É muito para uma cidade que tem uma população deste tamanho. É necessário ver o que tem provocado tantos crimes contra a vida” – explicou o parlamentar. Todas as pessoas assassinadas eram do sexo masculino, com idade média de 27 anos.

Bahiense manifestou preocupação ainda com a forma que o tema vem sendo tratado pelo Município. “Fomos informados pela Polícia Militar que o Gabinete de Gestão Integrada Municipal, que é fundamental para mostrar quais são os principais gargalos da segurança, se reuniu só uma vez com a PM. Isso é lamentável. A segurança é dever de todos”.

Leia também:   Poderes e instituições se unem para ajudar vítimas das chuvas no sul do ES

Em 2019, a Comissão de Segurança assinou um protocolo de intenções com as Câmaras Municipais, a partir da Ascamves, para que os legislativos das cidades também possam ser mais participativos no quesito e ajudar a reduzir a criminalidade. “Elencamos alguns quesitos que estão dentro da realidade de ações, como a sugestão da criação de uma guarda municipal e, também, a fiscalização para a manutenção da iluminação pública, capina de terrenos baldios, entre outros. Ambientes organizados propiciam menos crimes”.

A audiência é aberta à população e os que requererem a fala poderão contribuir com sugestões ou apresentação dos problemas. Autoridades municipais e estaduais estarão presentes ao encontro.

Vitória-ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here