Por meio do Consórcio Vale do Itauninhas, as prefeituras de Pinheiros e Boa Esperança firmaram um convênio de cooperação técnica, com a Secretaria Estadual de Agricultura (Seag), para a gestão compartilhada da Barragem Engenheiro Valter Matielo, localizada entre os dois municípios. A validade do convênio é de cinco anos.

O documento foi assinado pelo secretário de Agricultura Paulo Roberto Ferreira e pelos prefeitos Arnóbio Pinheiro (Pinheiros) e Lauro Vieira (Boa Esperança), junto com outros representantes municipais.

Pelo convênio, a Seag ficará responsável por ações como contratar os serviços de instalação de barreira de segurança, contratar o plano de segurança, contratar e manter os serviços de vigilância para a barragem, sem prejuízo da atuação fiscalizatória do contrato por parte do consórcio e contratar e manter os serviços de manutenção das áreas de preservação permanente, explica a assessoria da secretaria estadual.

Os municípios de Pinheiros e Boa Esperança terão algumas obrigações, como a de realocar as estradas e instalar bueiros e mata-burros previstos para a barragem, providenciar a execução dos poços artesianos previstos e subsidiar a Seag com informações exatas a respeito das exigências cartorárias pertinentes ao georreferenciamento das áreas da barragem e a topografia da área alagada.

Leia também:   Seag intensifica limpeza e manutenção das rodovias vicinais pavimentadas dos municípios atingidos pelas chuvas

BARRAGEM
A Barragem Engenheiro Valter Matielo foi entregue aos municípios de Pinheiros e Boa Esperança em março deste ano. Considerado o maior do Estado, o reservatório tem a capacidade de armazenar 17 bilhões de litros de água em 256 hectares de área alagada, o equivalente a 256 campos de futebol. O investimento para a conclusão da obra foi de R$ 8,3 milhões.

A obra teve início há mais de 10 anos com um convênio entre o Município de Pinheiros e o Governo Federal e ficou por oito anos paralisada. Em 2016, o Governo do Estado assumiu a obra e concluiu a construção do reservatório. A barragem faz parte do Programa Estadual de Construção de Barragens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here