O Produto Interno Bruno (PIB) do Espírito Santo iniciou o ano de 2019 com variação acumulada estável. Conforme a Assessoria de Comunicação do Instituto Jones dos Santos Neves, a estimativa de PIB trimestral calculada pelo IJSN registrou -0,1% no indicador, no 1º trimestre do ano, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

“Enquanto a Indústria Geral registrou queda (-8,5%), o desempenho positivo do Comércio Varejista Ampliado (+6,1%) contrabalançou o índice, garantindo o equilíbrio da economia no período. Ainda nesta base de comparação, o setor de Serviços registrou leve retração de -1,9%” – destacou o Instituto.

De acordo com o diretor presidente do IJSN, Luiz Paulo Vellozo Lucas, o Estado está vivenciando uma estagnação na economia, num movimento semelhante ao do País. “E alguns fatores regionais fizeram com que os efeitos negativos fossem mais sentidos pela nossa indústria, especialmente nos segmentos de minério de ferro, celulose e petróleo. Em relação ao minério, tivemos o acidente de Brumadinho que impactou negativamente o complexo minerosiderúrgico do Espírito Santo” – pontuou.

Entretanto, ele acredita que “estes mesmos três segmentos nos trarão boas notícias nos próximos trimestres”, além de destacar outros fatores econômicos que mantêm o otimismo no cenário capixaba. “Como o indicativo de recuperação da construção civil (+4,4% no primeiro trimestre), o aumento do consumo das famílias e o mercado de trabalho, com saldo de mais de seis mil postos de trabalho este ano”.

Vitória–ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here