A Polícia Federal deflagrou a Operação Adeona na manhã desta quinta-feira (6), no Espírito Santo, com objetivo de combater o abuso infanto-juvenil. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido em Vila Velha. Durante a ação, dois telefones celulares foram apreendidos.
“Por ocasião do cumprimento do mandado, um indivíduo também foi preso em flagrante, pela prática do crime de armazenamento de material de abuso sexual infanto-juvenil previsto no artigo 241-B da Lei 8.069 (Estatuto da Criança e do Adolescente)” – detalha.
O homem responderá pelo crime descrito no Art. 241-B ECA (Aquisição/Posse/Armazenamento de pornografia infanto-juvenil), bem como pelo crime descrito no Art. 241-A ECA (Disponibilização/Compartilhamento/Publicação de pornografia infanto-juvenil), com penas que podem alcançar até 10 anos de reclusão, além de sanções pecuniárias.
A Polícia Federal explica que as investigações foram iniciadas a partir de denúncia de uma criança de 10 anos de idade que estava sendo coagida por um usuário de uma rede social a enviar fotos íntimas. “Após o início das investigações foi identificado que um morador do Espírito Santo participava de chats em rede social, aonde se compartilhava e se vendia material de abuso sexual infanto-juvenil”, sustenta.
O nome da operação, Adeona, faz alusão a deusa que ensinava os meninos a andar, acompanhando-os nos primeiros passos fora de casa.
Foto: PF/Divulgação