A Delegacia da Polícia Federal de São Mateus deflagrou nesta quinta-feira (25) a Operação Hydra, com objetivo de desarticular um esquema montado “para obtenção fraudulenta do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social, concedido a idosos com mais de 65. Os quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos por 23 policiais federais em Montanha, Mucurici e Nanuque (MG).

A Assessoria de Comunicação da Polícia Federal no Espírito Santo explica que, em síntese, “o modus operandi consistia em se “produzir” documentos de pessoas com mais de 65 anos, para que idosos envolvidos na fraude, e se passando por esses idosos fictícios, comparecessem ao INSS e requeressem os benefícios assistenciais”.

A investigação da Polícia Federal teve início em setembro de 2019, “mas já revelou que a fraude vem ocorrendo, ao menos, desde 2013, o que pode ter gerado um prejuízo aos cofres públicos de mais de 1 milhão de reais”.

O nome da operação se refere à Hydra de Lerna, monstro da mitologia grega que possuía várias cabeças, assim, como faziam os investigados, “criando” vários falsos idosos. Não foram registradas prisões e a PF não especificou os locais do cumprimento de mandados.

Leia também:   Polícia Civil prende mulher apontada como uma das mais procuradas de município capixaba

 CRIMES INVESTIGADOS

Os envolvidos são investigados pelas práticas de vários crimes de estelionato majorado (art. 171, § 3º, do Código Penal) e lavagem de dinheiro (art. 1º da Lei nº 9.613/1998), cujas penas totais ultrapassam os 15 anos de reclusão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here