Durante a reunião na tarde dessa quarta-feira com vereadores na Câmara de São Mateus, o presidente da Petrocity, José Roberto Barbosa da Silva, falou aos parlamentares da necessidade de disciplinar a ocupação territorial em torno do porto, transformando terrenos em áreas industriais com glebas acima de 5.000 metros quadrados, por meio de decreto do Executivo Municipal.

“Tem que seguir as posturas municipais. O que nós estamos pedindo é que o prefeito venha regulamentar. É um mero decreto municipal regulamentando aquilo que já está aprovado por lei pela Câmara. Eu pedi isso em 2017” – afirmou o diretor presidente da Petrocity, conforme mensagem enviada à Rede TC pela Secretaria de Comunicação da Câmara Municipal.

Para o vereador Jerri Pereira, é fundamental agir rápido para disciplinar a ocupação territorial em Uruçuquara. “A gente não pode deixar aquela área ser ocupada de forma desordenada, como já vem ocorrendo” – alertou.

“Não queremos que aconteça no futuro o que vivemos quando a Aracruz Celulose investiu aqui e depois foi embora deixando um rastro de problemas sociais por falta de planejamento estratégico”, complementou o vereador Antônio Luiz Cardoso, o Temperinho.

Obras
De acordo com a Petrocity, a previsão é que as obras comecem no final deste ano, “assim que for liberada a licença ambiental do empreendimento, em tramitação no Instituto Estadual de Meio-Ambiente”.

ARRECADAÇÃO
Com o Porto em atividade, de acordo com levantamento da Petrocity, a estimativa é que o Município passe a arrecadar R$ 20 milhões em impostos todo mês, conforme destacou o vereador Jorginho Cabeção.

RISCOS
A preocupação com riscos ambientais, motivados pelas tragédias de Mariana e de Brumadinho, em Minas Gerais, foi alvo de questionamento dos vereadores. “Não tem relação olhar o porto com qualquer tipo de semelhança com o que aconteceu lá. E se por acaso acontecer acidente, trabalhamos com carga limpa e nós temos medidas mitigatórias que estão no estudo ambiental, brigadas e unidades de resposta imediata. A marinha vai estar escalada” – explicou José Roberto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here