Professor do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Gustavo Forde lança em São Mateus o livro Vozes negras na história da educação: racismo, educação e movimento negro no Espírito Santo (1978-2002). De acordo com o Setor de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação, o lançamento acontece após um minicurso para professores que será ministrado terça-feira (28), às 14h, no auditório do Saae.

Além de lançar o livro, Gustavo Forde ministra minicurso para professores da rede municipal. Foto: Zélia Siqueira/Divulgação

O professor atua na área da Educação das Relações Étnico-Raciais e é membro do Núcleo Capixaba de Pesquisa em História da Educação e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros. Ele desenvolve estudos e pesquisas em afrodescendência e relações étnico-raciais na educação, com interesse especial nos campos da história da educação da população negra, do movimento negro e do ensino de Matemática.

O livro é resultado da tese de doutorado em Educação do professor Gustavo. A pesquisa histórica que dá origem ao livro foi desenvolvida a partir de entrevistas com militantes negros, documentos governamentais, publicações da imprensa e outras produzidas por organizações negras. O livro foi contemplado com o prêmio concedido pelo Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura 2017).

Leia também:   Morador de rua é esfaqueado no Bairro Posto Esso

O minicurso a ser ministrado aos professores, denominado Afrodescendência, relações étnico-raciais e história da educação no Espírito Santo, tem duração de três horas e está orientado no conteúdo do livro Vozes negras. As vagas do minicurso são limitadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here