Metade dos brasileiros (51%) acredita que o seu trabalho poderá ser automatizado nos próximos anos. O Brasil é o quarto País que mais enxerga essa possibilidade, ficando atrás apenas de Índia (71%), Arábia Saudita (56%) e China (55%). A média global é de 35%. Os dados são da pesquisa Global Views on Jobs and Automation, realizada pela Ipsos para o Fórum Econômico Mundial.

Foto: Reprodução

Hungria (14%), Alemanha (14%) e Holanda (16%) são os países que menos acreditam que a automação chegará ao seu trabalho.

“A automatização é uma realidade que não parece incomodar os brasileiros. Pelo contrário, a crescente exposição a novas tecnologias, funcionalidades, facilidades no trabalho é vista com confiança. Assim, somos conduzidos a nos adaptar às novas formas de execução de tarefas” – comenta Rafael Lindemeyer, Diretor de Negócios na Ipsos.

No Brasil, sete em cada dez entrevistados (68%) estão confiantes de que terão as habilidades necessárias para que seus trabalhos continuem a existir no futuro. O resultado global é bem parecido: 69%.

Leia também:   Imobiliária auxilia na busca por imóveis ideais para pets

Globalmente, proprietários de empresas (47%), tomadores de decisão (45%) e trabalhadores com maior nível educacional (36%) são os que mais esperam que seus trabalhos sejam automatizados. O índice entre os que não são donos de empresa, não tomam decisões e não tem nível superior é menor: 30%, 29% e 32%, respectivamente.

No entanto, os empresários (77%), tomadores de decisão (78%) e aqueles com nível superior de educação (76%) têm mais convicção de que possuem as habilidades necessárias para que seu trabalho sobreviva à automação do que quem não é dono de empresa (67%), não toma decisões (66%) e não tem nível superior (66%).

A pesquisa on-line foi realizada com 13,7 mil entrevistados em 28 países, incluindo o Brasil, entre 20 de setembro e 4 novembro de 2019. A margem de erro para o Brasil é de 3,5 p.p.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here