Pescadores iniciaram nesta terça-feira (30) um manifesto nos escritórios da Fundação Renova em São Mateus por indenizações da Samarco. De acordo com um dos líderes da manifestação e representante do Movimento dos Pequenos Agricultores, Francisco Luiz dos Anjos, o Chico de Darly, cerca de 200 pescadores de São Mateus e de Conceição da Barra, atingidos pelo desastre ambiental provocado pelo rompimento de barragens da Samarco em Mariana (MG), participam do protesto.

Morador da localidade de Ferrugem, no distrito de Nativo de Barra Nova, ele afirma os manifestantes cobram da empresa a indenização, que de acordo com ele gira em torno de R$ 34 mil por pescador, há mais de dois anos. Chico alega que os pescadores deverão permanecer nos dois locais até que seja apresentada uma solução. Segundo ele, foi formada uma comissão com representantes seis associações de pescadores, além de dois advogados, afim de cobrar da empresa um posicionamento. Os pescadores protestam defronte a dois imóveis onde funcionam escritórios da Fundação Renova, no Bairro Boa Vista.

A Fundação Renova respondeu à Rede TC por meio de nota, afirmando que foram pagas indenizações a cerca de 700 pescadores de Linhares e São Mateus e entende a manifestação como legítima. Confira a íntegra da nota: “A Fundação Renova esclarece que cerca de 700 pescadores de Linhares e São Mateus foram indenizados até o momento. As propostas de indenização para os pescadores que ainda não foram chamados seguirão de acordo com as campanhas de Cadastro Integrado. Com relação às mobilizações de hoje, em São Mateus, a Fundação Renova entende como legítima a manifestação dos atingidos e reafirma seu compromisso com o diálogo para a construção conjunta de soluções”.

São Mateus–ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here