Wanderley e Edeílton exibem o Marlim-azul, de 2,20 metros, capturado na praia de Guriri no domingo (24).

Os pescadores Edeilton Correia dos Santos (profissional) e Wanderley Damascena (amador) conseguiram a façanha de capturar um Marlim-azul (Makaira nigricans) de 2,20 metros na praia de Guriri. Segundo os pescadores, o peixe, de cerca de 70kg, foi capturado em rede na beira da praia. Para eles, esse tipo de captura é raro porque o Marlim-azul é um peixe de águas profundas e a pesca é feita geralmente com linha em embarcações.

Eles disseram que saíram na manhã de domingo para jogar a rede ao mar nas proximidades do Tamar, movimento que os pescadores chamam de “caceiar”. Por volta das 9h30, perceberam que o peixe havia se enrolado na rede. Mais experiente e pescador profissional há mais de 20 anos, Edeilton entrou na água sem saber o que tinha capturado. Ele disse que lutou com o peixe, que a princípio pensou ser um cação, por cerca de uma hora.

Quando conseguiram tirar a rede do mar, viram que haviam capturado um Marlim-azul. Edeilton afirma que pesca em Guriri desde 2001 e que foi a primeira vez que capturou um marlim-azul na beira da praia. Também afirma que desconhece qualquer registro de pesca do peixe da forma como foi feita no domingo.

Leia também:   Dom Aldo tem melhora no estado de saúde
Cristiano Coelho.

O registro fotográfico foi feito por Cristiano Coelho. Disse que o pescador é vizinho e percebeu a movimentação atípica. Impressionado com o tamanho do peixe, resolveu fotografar e encaminhar as fotos para a Reportagem.

Edeilton frisa ainda que o peixe capturado se trata de uma fêmea. E afirma que já pescou um Marlim-azul, porém com linha de anzol e em alto-mar.

Além de pescador profissional, Edeilton também atua na área da construção civil como encarregado de obras. Já Wanderley Damascena afirma que começou a pescar há pouco mais de três anos junto com o amigo Edeilton. Ele é caminhoneiro.

 

MARLIM-AZUL

Em 2015, o Marlim-azul ou Espadarte-azul foi declarado peixe-símbolo do Espírito Santo e é destaque na pesca esportiva da espécie no Estado. A capital Vitória tem o recorde mundial pela captura de Marlim-azul, um peixe de 636 quilos que foi capturado em fevereiro de 1992.

O Espírito Santo é conhecido pela pesca esportiva do peixe. A melhor época de pesca do Marlim-azul é de outubro a março.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here