Estudantes da Escola Municipal Bom Sucesso participaram de atividade de treinamento com a equipe do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social (PESMS) da Secretaria de Saúde de São Mateus. O objetivo foi apresentar para os alunos os cuidados que devem ser tomadas para eliminar focos do mosquito transmissor da dengue, principalmente no período chuvoso. As informações foram transmitidas pelo agende de combate às endemias, Fernando Figueiredo Pereira.
“Apresentamos aos alunos e comunidade amostras e um microscópio para eles conhecerem os ovos, larvas e pupas do mosquito. Além disso, orientamos sobre a importância em aumentar os cuidados com prevenção nesse período entre novembro e março, quando aumenta a incidência de arboviroses. Houve boa participação dos alunos, pais e professores. Essas ações são importantes porque a escola é um ambiente educacional e cria oportunidade para fortalecer parcerias com a comunidade na luta contra as arboviroses” – detalha Fernando que atua no PESMS.
A ação Conheça e Contribua no Controle do Aedes Aegypti foi realizada na Escola Bom Sucesso no sábado (19), data dedicada ao Dia D de Mobilização Nacional contra a Dengue.
O agente de endemias destaca a importância da conscientização dos estudantes. “O objetivo é fornecer cada vez mais informações sobre o mosquito e a importância em interromper seu ciclo de formação. As ações tem se desenvolvido durante todo ano em escolas e comunidades em que, a princípio, apresentam alta de notificações de arboviroses” – afirma. De acordo com Fernando, no momento as notificações de casos de dengue no município estão baixas, “mas requer atenção”.
Fernando acrescenta que a ação acontece de forma permanente. “No final e início de ano buscaremos intensificar a ação em locais estratégicos. Hoje, o quadro de dengue no município é baixo, mas o alerta está ligado devido às chuvas recorrentes” – frisa.
Ele ressalta que nesta terça-feira a equipe realiza a ação na Escola Estadual Nestor Gomes, na zona rural do Município.
Foto do destaque: Divulgação