Quem na fazenda olhasse para aquele garoto de cabelos amarelos encaracolados, que na lida diária montava em bezerros, não imaginaria que ele chegaria ao principal palco do rodeio profissional mundial, a Professional Bull Riders (PBR), em Arlington, no Texas (EUA). O nome do arrojado peão, que traz orgulho para os pais Celma Nunes de Souza e Manoelito de Souza, é Manoelito de Souza Júnior, o Biro-Biro, que ganhou o apelido por causa do raçudo volante do Corinthians na década de 80.

Biro-Biro representará o Brasil no maior campeonato de rodeio do mundo, nos Estados Unidos.

Biro-Biro tem 23 anos e mora na simpática Itamira, na zona rural de Ponto Belo, no norte capixaba. De malas, passaporte e documentos garantidos, “graças a Deus”, já embarca segunda-feira (18) rumo ao grande sonho. O prêmio ele já ganhou, que é despontar para o mundo do rodeio profissional. Agora, segue em busca é da bolada de 1 milhão de dólares, que caberá ao campeão. O valor total da premiação ele já adianta: são US$ 2,5 milhões.

Com o coração já apertado de saudade e a foto da namorada fixada no chapéu, ao lado da imagem de Nossa Senhora Aparecida, Biro-Biro diz que pretende permanecer nos Estados Unidos por seis meses, quando deve retornar ao Brasil para a disputa em Barretos, onde conseguiu a classificação final para ir ao PBR, que será disputado nos dias 2 e 3 de março.

Leia também:   Dom Aldo continua internado em São Mateus

Emocionado com a viagem, Manoelito Júnior relembra que participou de uma peneira, em Baixo Guandu, com 50 peões, classificando-se entre os cinco melhores. A mesma seletiva aconteceu nos estados de Goiás e Mato Grosso. Em Barretos, os 15 peões dos três estados disputaram duas vagas e Biro-Biro segurou uma delas, ao lado de um peão de Piracicaba (SP).

 

Com apenas 23 anos e já acostumado ao posto de campeão, Biro-Biro destaca o primeiro lugar na etapa do Campeonato Brasileiro, PBA Brasil, disputada em Colatina.

Nos passos do campeão

Agarrado ao sonho de disputar o maior rodeio do mundo, Manoelito de Souza Júnior, o Biro-Biro, traça os planos para o futuro, que inclui, é claro, disputar as categorias de base do PBR e se tornar um peão de renome internacional. Ele deve seguir o mesmo caminho do campeão mundial de 2018, Caíque Pacheco, de Itatiba (SP).

Multicampeão, somente em 2018 Biro-Biro ficou com o prêmio de campeão de rodeio em nove oportunidades, elegendo como o principal uma etapa do Campeonato Brasileiro, PBA Brasil, disputado em Colatina.

Com uma vida simples de trabalhador de fazenda, Biro-Biro estudou até concluir o ensino médio em Ponto Belo. Depois foi para Vitória, onde começou um curso técnico em Mecânica, mas teve que abandonar para seguir a carreira montando em touros bravos. Tem o total apoio e orgulho dos pais. Pretende levar a namorada para morarem juntos nos Estados Unidos. Manoelito Júnior segue o próprio destino: “Tem que sonhar sempre!”.

Leia também:   Polícia Militar recupera moto roubada em São Mateus

Ponto Belo-ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here