Referência internacional na Filosofia, o professor e escritor Walter Omar Kohan é protagonista do Seminário Internacional Paulo Freire mais do que nunca: educação, política e vida para o nosso tempo, iniciado quarta-feira (30) e que termina neste sábado (2), no Centro Universitário Norte do Espírito Santo. Em entrevista à Rede TC, ele foi objetivo sobre o patrono da Educação Brasileira: “Paulo Freire abre o mundo para o pensamento”.

Walter Kohan: “Paulo Freire, acima de qualquer ideia própria, afirmava uma pedagogia da pergunta”. Foto: Wellington Prado/TC Digital

Professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Kohan esteve na TC, acompanhado do organizador do seminário, o professor Jair Miranda de Paiva, e de professores e estudantes que participam das atividades no Ceunes: Vanise de Cássia Dutra Gomes (palestrante), Priscila Belmonte, Ana Luiza Dutra, Paulo Pinheiro e Fúlvio Barreira. Walter Kohan lançaria o livro Paulo Freire mais do que nunca – Uma biografia filosófica, ontem à noite, durante a programação do seminário.

Walter Omar Kohan esteve na Rede TC, acompanhado de Jair Miranda de Paiva e de professores e estudantes que participam das atividades no Ceunes. Foto: Wellington Prado/TC Digital

“Paulo Freire representa –não apenas para o Brasil, mas para a educação do mundo inteiro– a possibilidade de que a educação contribua para que as pessoas, dentro das práticas educativas, encontrem relações que permitam desenvolver-se como pessoas que perguntam, que criam, que se amam, que se percebem como seres solidários e responsáveis para pensar juntos que tipo de mundo que vivemos e superar as opressões que estamos vivendo” – comentou Kohan. Pós-doutor pela Universidade de Paris, Walter Kohan entende que Paulo Freire é atualmente mais importante do que em qualquer outro momento. “Paulo Freire, acima de qualquer ideia própria, afirmava uma pedagogia da pergunta, uma pedagogia que permitisse que as pessoas aprendessem a questionar, a perguntar pelo seu mundo”, ressalta.

Leia também:   Polícia Militar registra encontro de cadáver em São Mateus

O professor avalia que, no Brasil, “onde muitas pessoas vivem em situação de miséria, de injustiça, onde o meio ambiente é maltratado, onde nossos recursos são completamente desatendidos, a pedagogia de Paulo Freire seria importantíssima para colocar em questão como estamos vivendo e de que maneira poderíamos viver”.
Leia também: Seminário reforça posições do Patrono da Educação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here