Sem poder ir às missas desde março, no início da pandemia do novo coronavírus em São Mateus, Maria Aparecida Gonçalves, conhecida como Cida, se emocionou ao entrar na Igreja Matriz São Daniel Comboni em Guriri nesta semana. É que as pastorais sociais resolveram encher os bancos do templo com fotos das famílias. Agosto é o mês dedica a ações às famílias na Igreja Católica.
“A gente não pode assistir as missas dentro da igreja, mas estamos presentes em oração” – afirma Cida, que é agente de saúde em Guriri e participa da pastoral da saúde na Paróquia de São Daniel Comboni, de Guriri.
Ela afirmou que foi até o templo nesta semana para levar doações de alimentos para ajudar famílias carentes e, por fazer parte das pastorais sociais da igreja, teve o acesso liberado. No entanto, quando se deparou com as fotos, não aguentou a emoção. “Tirei fotos das famílias que conhecia e comecei a enviar. Fiquei toda arrepiada”.
Católica fervorosa, Cida afirma que, quando pode, sempre acompanha as missas, que são transmitidas diariamente, às 7h30, pela rede mundial de computadores. “A gente faz o possível para assistir as missas. Como saio de casa muito cedo para trabalhar, vou me arrumando, tomando café e acompanhando a missa pelo celular”.