“Deixo essa companhia com a consciência tranquila de que fiz o meu melhor”. Foi desta forma que o agora tenente-coronel Cristiano Sartório passou o comando da 1ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros, sediada em São Mateus.
Dizendo ter a consciência de dever cumprido, ele passou a função para o major Ramon Magevski Boles, que já atua no comando da Companhia desde o mês passado. Os dois foram promovidos de patente em abril: Sartório de major e Magevski de capitão.

Foto: Wellington Prado/TC Digital
A solenidade de passagem de comando da unidade aconteceu na manhã desta quarta-feira (17) e foi coordenada pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, coronel Alexandre Cerqueira. O ato teve ainda a presença do secretário estadual de Economia e Planejamento, Álvaro Rogério Duboc Fajardo, e do secretário municipal de Defesa Social, tenente-coronel Carlos Wagner, além de outras autoridades civis e militares.
O tenente-coronel Cristiano Sartório foi designado como comandante do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros em Linhares. A solenidade oficial de passagem de comando daquela unidade acontece nesta quinta-feira (18).
Ao destacar a sua caminhada de 12 anos no comando da corporação em São Mateus, Sartório reforça que está com a consciência tranquila de que fez o melhor. “Se não conseguimos mais, foi por limitação imposta a cada período”, aponta, citando crise hídrica, estiagem, crise econômica, crise política e a pandemia.
“A renovação traz novos conhecimentos, nova dinâmica e é importante e para o aperfeiçoamento profissional. No meu lugar assume o major Magevski, a quem desejo uma gestão de grande sucesso. Tenho certeza que será porque nessa companhia só tem bombeiros comprometidos com o serviço” – sustenta.
Durante a cerimônia, o tenente-coronel Sartório recebeu uma placa de homenagem do Conselho Interativo de Segurança Pública do Norte do Espírito Santo, do Conselho de Segurança Pública dos Quilômetros e da Associação Empresarial do Litoral Norte do Espírito Santo (Assenor).

Foto: Wellington Prado/TC Digital
Trajetória e desafios enfrentados
Em discurso, o tenente-coronel Cristiano Sartório detalhou que assumiu o comando da unidade do Corpo de Bombeiros em São Mateus em 3 de março de 2011, quando ainda era 3ª Companhia do 2º Batalhão. Posteriormente, passou a ser a 1ª Companhia Independente.
Neste período de 12 anos, citou desafios e vitórias, entre elas, a construção da edificação padrão e própria da unidade, no Bairro Park Washington.
Outro fato que o militar destaca é a idealização de uma viatura de combate a incêndio florestal desenhada por ele. O veículo tem o objetivo de mecanizar o trabalho e diminuir os esforços físicos dos bombeiros, dando maior eficiência às ações. Conforme disse, esse equipamento tornou-se modelo utilizado também em outros estados.
Tenente-coronel Sartório lembrou outros desafios e dificuldades no período em que comandou a corporação em São Mateus. Ele cita como exemplo as inundações na Bacia do Rio Cricaré em 2013, a estiagem severa de 2015 e 2016, incêndio florestal na Reserva de Itaúnas em 2015, o incêndio florestal na Reserva de Sooretama em 2016 e as chuvas intensas, com rompimento de barragem, desplacamento de encostas em locais entre os bairros Porto e Santa Teresa, deslizamento de massa na Ladeira do Besouro, no final de 2022.
O oficial agradece o trabalho conjunto com prefeituras e instituições privadas realizado nesses anos. O tenente-coronel reforça o apoio que teve da tropa e de todos os parceiros durante a gestão na unidade.
Novo comandante tem 14 anos de serviço no Corpo de Bombeiros
Recentemente o major Ramon Magevski Boles concedeu entrevista à Rede TC de Comunicações quando relatou que possui 14 anos de serviço no Corpo de Bombeiros e é natural de Vitória.
Promovido recentemente, o major Magevski já atuou no 4º Batalhão em Marechal Floriano e na Companhia de Venda Nova do Imigrante. O oficial acrescenta que também atuou como instrutor no Centro de Ensino do Corpo de Bombeiros, integrou a Diretoria de Operações e o Centro de Atividades Técnicas da corporação.
“Estou otimista porque o quartel [Companhia] veio muito bem conduzido até então pelo tenente-coronel Sartório, que era major. Então é o quartel que estou muito satisfeito de fazer parte dele, estar junto com a tropa que foi recebida do tenente coronel Sartório” – frisa.
Na oportunidade, o major avaliou que a tropa da 1ª Companhia Independente tem muita vontade de trabalhar e é motivada. “Estou muito animado com esse momento e a gente deve continuar, principalmente, com o bom trabalho que vinha sendo feito”, adianta.







