Depois de ficar com o filho de 9 anos e a esposa por cerca de uma hora e vinte minutos num ponto de ônibus do Bairro Forno Velho (Cohab), Cézar Oliveira questiona: “Isso é normal?”. Segundo ele, a pergunta foi feita à tripulação do ônibus, que nada teria respondido, afirmando que eram apenas funcionários. “Lógico que eles não poderiam falar pela empresa”. No entanto, indignado com a situação, Cezar desabafou com os contatos dele, na expectativa de que a Viação São Gabriel pudesse se manifestar.

Cezar relata que, no dia 13, visitou uma cunhada na Cohab e, ao ir embora, chegou ao ponto às 21h45. Porém, de acordo com o relato dele, o ônibus passou somente às 23h07. “Um absurdo. Até quando iremos ficar com o pires na mão, na dependência de uma empresa que presta um péssimo serviço? Uma frota de ônibus antiga e o poder público não se pronuncia. Os pontos de parada de ônibus, uma vergonha. Cobra um preço absurdo dos usuários, não cumprem os horários. Esse monopólio tem que acabar. Acredito que, se tivesse outra empresa, duvido se agiriam dessa forma. Faz uma pesquisa de satisfação entre os usuários” – sugeriu.

Outra usuária, Angelina Coutinho, moradora do Bairro Bom Sucesso, também reclama dos serviços. Ela demonstrou incômodo com a situação em que o motorista teria que fazer as obrigações também de cobrador. De acordo com a observação de Angelina, a dupla função, de motorista e cobrador, prejudica a atenção do funcionário ao volante, podendo levar a acidentes. “Sinceramente, acho um absurdo o motorista, além de conduzir um ônibus com dezenas de passageiros, ter que cobrar a passagem”.

Ela disse que passou pela situação recentemente, afirmando que o funcionário estaria estressado. “Entrei em um ônibus cujo o motorista fazia as duas funções. Ele estava extremamente nervoso, pois o fluxo de passageiros era grande. Acho que esse tipo de economia poderá causar um acidente grave. Sabemos que, se faltar dinheiro no caixa, o motorista que faz a dupla função terá que pagar. Isso causa uma tensão grande no profissional e, consequentemente, desconcentração” – comentou.

 

Empresa responde a usuários

Em resposta à Rede TC, o gerente de tráfego da Viação São Gabriel Clovis José Fachetti Netto disse que as reclamações dos usuários foram registradas no sistema. Em nota, a empresa afirma que em relação à narrativa feita por Cézar Oliveira, foi identificado que o passageiro chegou cinco minutos atrasado ao ponto. “Para esse itinerário os horários dos veículos são as 21h40 e o seguinte 23h”. A Viação São Gabriel afirma disponibiliza um aplicativo para consulta de horários e rotas.

Já em relação à reclamação da usuária Angelina Coutinho, a empresa afirma que “não compactua com quaisquer maus-tratos aos seus clientes, por isso orienta todos os seus funcionários quanto ao atendimento e realização das suas atividades”. De acordo com a empresa, o caso é de uma função regulamentada em convenção coletiva de trabalho.

“Diante de tal reclamação, precisamos de maiores informações para identificar este funcionário, para apurarmos os fatos e tomarmos as medidas disciplinares cabíveis ao caso. Por isso solicitamos, se possível, algumas informações como: linha, horário, número do ônibus ou se for de conhecimento o nome do funcionário envolvido nesta ocorrência”.

A Viação São Gabriel informa ainda que o canal para reclamações, sugestões e/ou elogios é o telefone 0800 283 2696.

São Mateus–ES

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