domingo, dezembro 8, 2024
InícioCidadesParticipações no Guriri Music Festival ficarão marcadas na história, afirmam Café com...

Participações no Guriri Music Festival ficarão marcadas na história, afirmam Café com Leite e The Wallace

-

A participação da dupla Café com Leite, vice-campeã, e da banda The Wallace Laboratório de Música, terceiro lugar, no 3º Guriri Music Festival ficará marcada na história dos concorrentes. O festival, realizado de 24 a 26 de outubro defronte ao Hora Extra Happy Hour Bar, teve nove concorrentes que apresentaram uma diversidade de estilos musicais como blues, rock, piseiro, pagode, MPB, samba, forró, entre outros. O campeão foi o cantor jaguarense Arthur Rissari.

Vocalista da dupla Café com Leite, Lavínia Anselmo Hemerly, de 17 anos, que canta em parceria com Pedro Emmanuel Capuchinho de Freitas e Xavier, de 18, ressalta que a participação deles no Festival superou as expectativas. A dupla alcançou 19,9% dos votos com apresentação no estilo MPB. “Estamos extremamente gratos a todos que nos apoiaram” – afirma.

Lavínia enfatiza que a ansiedade, antes de executar a apresentação, era grande, mas pontua que, ao preparar os equipamentos e passar o som, percebendo a receptividade do público, o nervosismo ficou em segundo plano. “Foi muito divertido e os outros músicos que participaram foram igualmente gentis” – frisa.

A dupla Café com Leite é formada pelos estudantes do Ifes em São Mateus, por Pedro, natural de Taiobeiras, Minas Gerais, e Lavínia, de Campinas, São Paulo.
Foto: Divulgação

A jovem cantora destaca que a dupla pretende manter as apresentações como um hobby porque, segundo ela, a música faz parte da vida da dupla de forma genuína. Pedro é autodidata e toca teclado desde criança. Já Lavínia canta há três anos. Ela salienta que expor essa vivência para pessoas que se identificam é extremamente gratificante. “Parabenizamos todos os participantes do evento. Nós sentimos que esse segundo lugar é uma vitória para a valorização da Música Popular Brasileira entre o público mais jovem, e que a linguagem artística musical sempre seja celebrada” – reforça.

Estudantes Eletrotécnica no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) em São Mateus, os integrantes da dupla Café com Leite –que recebeu o nome porque Pedro é natural de Taiobeiras, Minas Gerais, e Lavínia de Campinas, São Paulo– destacam que realizam apresentações em eventos escolares quando convidados. “O Ifes incentiva o núcleo de arte e cultura a participar em praticamente todos os eventos pedagógicos” – complementa.

 

“Nos divertimos muito”, destaca vocalista na banda The Wallace

A banda The Wallace: Laboratório de Música participou pela segunda vez do Guriri Music Festival e neste ano conquistou o terceiro lugar. A banda foi fundada e organizada, desde 2019, pelos professores Marcelo Neto (Artes), Flávio Pereira (Matemática) e Alexandre Mendes (Sociologia) na Escola Estadual Wallace Castello Dutra.

De acordo com o professor Alexandre Mendes, a banda visa levar música e prática de instrumentos aos alunos e a toda comunidade mateense. “É a segunda vez que a banda participa do Festival. A The Wallace também já participou de duas edições do Festival Alumiô e foi contemplada com incentivo da Lei Paulo Gustavo [da Secretaria Municipal de Cultura], além de implementar o Projeto Concerto Didático em escolas públicas de São Mateus” – enfatiza.

A banda The Wallace: Laboratório de Música foi criada em 2019 e se apresenta em escolas, por meio do Projeto Concerto Didático, e também em eventos das secretarias municipal e estadual de Educação.
Foto: Divulgação

 

Uma das vocalistas da banda, Izabella dos Santos de Souza afirma que o grupo recebe a colocação com muita alegria. “Foi muito legal participar, muito gostoso, assim como a experiência do ano passado. Nos divertimos muito e, por termos nos preparado bem antes, nos apresentamos bem. O sentimento foi realmente de emoção, alegria e satisfação” – afirma.

Izabella sustenta que os planos da banda são seguir fazendo música e se apresentando. Ela ressalta que isso é o que o grupo sente que tem que fazer.

Segundo a estudante, normalmente as apresentações são feitas em escolas a partir de editais em que se inscrevem ou a convite. Também participa em festivais e alguns eventos da Secretaria Estadual de Educação. “A banda participa de muitos projetos. Estamos sempre procurando lugares diferentes para mostrarmos a nossa arte e a nossa música” – reforça.

 

Foto do destaque: Cláudio Caterinque/TC Divulgação

MAIS...

Recentes

error: Função indisponível