O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira (27), o padre Lauro Sérgio Versiani Barbosa, da Arquidiocese de Mariana (MG), como o novo bispo de Colatina. A diocese capixaba estava vacante desde janeiro deste ano, quando Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias foi nomeado para a Diocese de Lorena (SP).

Padre Lauro Sérgio exerce a função de cônego e é atualmente pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa (MG), na Arquidiocese de Mariana. Padre Lauro Sérgio tem 62 anos e é natural de Ouro Preto (MG).

Informações biográficas

De acordo com as CNBB, padre Lauro Sérgio nasceu em 29 de abril de 1959. É filho de Almir Barbosa e Maria do Carmo Versiani Barbosa. Foi ordenado presbítero da Arquidiocese de Mariana no dia 2 de setembro de 1995.

É licenciado em História e bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O bacharelado em Teologia foi cursado no Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus no Brasil, em Belo Horizonte (MG). Cônego Lauro é mestre em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Leia também:   Justiça determina reintegração de posse de fazenda ocupada em São Mateus

Entre as décadas de 1980 e 1990, foi pesquisador do Instituto de Artes e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (IAC/UFOP) e atuou como coordenador do Núcleo de Ação Cultural do IAC/UFOP.

Em 1994, iniciou uma trajetória de serviços no Seminário São José, de Mariana. Integrou a equipe de formadores do seminário arquidiocesano por dez anos. Nesse período, foi professor de Filosofia e Teologia, diretor de estudos do Instituto de Teologia e reitor. De 2005 a 2014, foi diretor da Escola Diaconal São Lourenço.

Seu currículo ainda contém atividades como vigário paroquial da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Mariana; assessor do Conselho de Leigos da Arquidiocese de Mariana; presidente da Organização de Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) no Regional Leste 2 da CNBB (2007 a 2011); assessor da Pastoral Familiar na Região Pastoral Mariana Leste; vigário episcopal; e diretor executivo da Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese De Mariana (Fundarq).

O novo bispo também integrou diversos Conselhos da Arquidiocese de Mariana, de 2006 e 2019: Colégio de Consultores, Conselho Presbiteral, Conselho Arquidiocesano de Pastoral, Conselho Administrativo e Econômico, Conselho Curador da Fundação Marianense de Educação e Conselho Diretor da Fundarq.

Leia também:   Campeão do Capixabão, Rio Branco disputará três competições nacionais em 2025

Cônego Lauro é autor do livro “Memórias de Ouro Preto” e colaborou na publicação da Academia Ouro-Pretana de Letras “A Família Ouro-Pretana”.

No processo de elaboração e redação das atuais Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019 – 2023), padre Lauro integrou a Comissão de Assessores da CNBB.

Saudação da CNBB

A CNBB deu uma saudação ao novo bispo:

“A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) congratula-se com a sua nomeação para a diocese de Colatina, no Estado do Espírito Santo. Junto com a porção do povo de Deus que lhe será confiada, o acolhemos, e oferecemos votos de uma frutuosa missão.

Vislumbramos um profícuo ministério no episcopado ao ver sua atuação como presbítero na Arquidiocese de Mariana. Sua larga experiência como colaborador das primeiras horas aos arcebispos e na formação dos seminaristas nos indicam sinais de comunhão e compromisso eclesial. Já a função de postulador da causa de beatificação de nosso irmão e ex-presidente Dom Luciano Mendes de Almeida, para além da convivência que teve com ele, revela uma privilegiada fonte de inspiração para um ministério episcopal encarnado como serviço de evangelização e compromisso com os mais pobres.

Leia também:   Dom Aldo continua internado em São Mateus

Compartilhamos uma prece do Papa Francisco na ordenação episcopal por ele presidida nas últimas semanas: “Que o Senhor os faça crescer neste caminho da proximidade, assim imitarão melhor o Senhor, porque Ele sempre esteve próximo a nós e, com a sua proximidade que é de compaixão e de ternura, nos leva avante”.

Nossa Senhora Saúde, padroeira da Diocese de Colatina, interceda, proteja e acompanhe essa nova jornada em sua missão”.

A saudação foi assinada por Dom Walmor Oliveira de Azevedo (presidente da CNBB), Dom Jaime Spengler (vice-presidente), Dom Mário Antônio da Silva (segundo vice-presidente), Dom Joel Portella Amado (secretário-geral).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here