O Palmeiras passou pelo Bahia após vencer por 1 a 0, com gol de Dudu no segundo tempo, na noite desta quinta-feira (16), no Pacaembu, e terá como próximo adversário na Copa do Brasil o Cruzeiro, pelas semifinais do torneio. Esta será a oitava participação do clube nas semifinais do Nacional. Além de 2018, os outros anos em que o Alviverde avançou a esta etapa são: 1992, 1996, 1997, 1998, 1999, 2012 e 2015.

Invicto na competição, o Verdão busca seu 4º título da Copa do Brasil. Os anos em que se sagrou campeão são 1998, 2012 e 2015 (os dois primeiros, aliás, com o técnico Luiz Felipe Scolari). No primeiro título, em 1998, o troféu assegurou a participação do Verdão na Libertadores do ano seguinte, que também foi vencida pelo time dirigido por Felipão.

Já a conquista mais recente, em 2015 – comandada por Marcelo Oliveira –, contou com participação fundamental de dois jogadores que seguem no atual elenco palestrino: o goleiro Fernando Prass, que, na disputa de pênaltis, fez o gol do título, e o atacante Dudu, responsável por duas bolas na rede na grande final contra o Santos.

Este jogo frente o Bahia marcou ainda a 50ª partida do Palmeiras na temporada de 2018. O saldo é de 31 vitórias, 11 empates e oito derrotas (marcou 86 gols e foi vazado em 31 ocasiões). Os números da equipe no ano incluem um vice-campeonato estadual, retrospecto invicto em dois torneios (Copa do Brasil e Libertadores), uma série de seis vitórias e uma sequência sem de oito jogos sem sofrer revés, além de uma excursão à América Central com 100% de aproveitamento (com direito à goleada por 6 a 0).

Diante do Bahia, Luiz Felipe Scolari completou 50 jogos no campo municipal – com 21 vitórias, 16 empates e 13 derrotas. Em sua passagem anterior pelo Palmeiras, entre 2010 e 2012, o técnico não contou com o Palestra Italia, já que a casa alviverde passava por reformas. Com isso, o estádio do Pacaembu, palco da partida de hoje, foi um dos locais mais utilizados à época – fato que explica o alto número de partidas do treinador no local.

Felipão, inclusive, é o treinador que por mais vezes comandou o Palmeiras em jogos de Copa do Brasil ao longo da história palmeirense (45 partidas e dois títulos conquistados). Contra o Bahia, este foi o 1º confronto de Felipão válido por esta competição nacional – o comandante alviverde, no entanto, já havia dirigido o clube em partidas ante o Tricolor Baiano por cinco vezes em outras disputas: quatro pelo Brasileirão e uma pelo Torneio Maria Quitéria. No saldo total das seis partidas do treinador diante do Bahia, portanto (já incluindo o resultado de hoje), o retrospecto é de duas vitórias, três empates e uma derrota.

Leia também:   Definidos os 16 confrontos de ida e volta da 3ª fase da Copa do Brasil

O resultado do jogo desta quinta-feira (16), de quebra, fez com que o Verdão defendesse um tabu positivo diante do Bahia: não perde para o rival baiano desde 2012. Neste intervalo, os times se enfrentaram em oito ocasiões, com cinco vitórias do Palmeiras e outros três empates. E dentro desta série invicta, o saldo de gols também favorece a equipe palestrina, que balançou as redes adversárias 13 vezes contra cinco gols sofridos.

Vale lembrar que o duelo desta quinta-feira marcou o 52º encontro entre os dois times em toda a história – o Verdão leva vantagem no histórico do confronto, com 28 vitórias contra nove derrotas nesse total de partidas disputadas pelos dois esquadrões (os outros 15 prélios terminaram empatados).

1º encontro com o Bahia e maior goleada

O primeiro embate entre as duas agremiações foi um amistoso disputado em 1937, quando o Verdão ainda se chamava Palestra Italia, no Campo da Graça (em Salvador-BA). Na ocasião, com gols de Luizinho, Moacyr e Rolando (duas vezes), a equipe esmeraldina bateu o Bahia por 4 a 0, placar este que também é a maior goleada do confronto – o resultado foi repetido pelo Palmeiras mais tarde em outras três oportunidades: 1963, 1983 e 2002.

Defesa que ninguém passa

Sem sofrer gol nos últimos seis jogos – Paraná Clube (29/07, pelo Brasileiro), Bahia (02/08, pela Copa do Brasil), América-MG (05/08, pelo Brasileiro), Cerro Porteño-PAR (09/08, pela Libertadores) e Vasco (12/08, pelo Brasileiro), e agora novamente o Bahia (16/08, pela Copa do Brasil) o Palmeiras igualou a série de seis duelos intransponíveis referentes ao ano de 2008, entre setembro e outubro, quando passou sem ser vazado por Cruzeiro, Vasco da Gama (duas vezes), Sport Ancash-PER (duas vezes) e Náutico. Ou seja, algo inédito em quase dez anos.

Palmeiras não sofre gol há seis jogos, algo inédito nos últimos dez anos

Palmeiras na Copa do Brasil

O Palmeiras disputou, ao todo, 148 jogos válidos pela Copa do Brasil. O saldo histórico é positivo, com 84 vitórias, 36 empates e 28 derrotas (287 gols marcados e 147 sofridos). No total, são 23 edições disputadas da competição nacional, já considerando o ano de 2018.

Grandes expoentes do verdão na Copa do Brasil

O goleiro Marcos é quem mais edições da Copa do Brasil disputou com a camisa do Palmeiras (nove no total e de forma consecutiva). O ex-volante Galeano, por sua vez, é o palestrino que mais vezes jogou (38), enquanto Velloso e o próprio Galeano são os que mais venceram – 22 triunfos. Na galeria dos treinadores, Luiz Felipe Scolari detém o maior número de jogos à frente da equipe alviverde na competição (45), sendo o treinador que mais venceu (27) – ele ainda faturou as taças de 1998 e 2012.

Leia também:   Inter abre Brasileirão com vitória de virada sobre o Bahia por 2 a 1

1996 – Edição com mais gols na Copa do Brasil

Em 1996, o Palmeiras estabeleceu seu recorde de gols em uma mesma edição da Copa do Brasil: foram 26 bolas na rede em nove partidas disputadas (média de 2,8 por jogo). No mesmo ano, o time venceu o Sergipe-SE, fora de casa, por 8 a 0 – o triunfo representa a maior goleada da equipe na história do torneio. Os tentos neste jogo foram anotados por Luizão (4), Djalminha (2), Cafu e Rivaldo.

Agenda

O próximo jogo do Palmeiras será no domingo (19), às 16h, contra o Vitória, em Salvador-BA, pela 19a rodada do Campeonato Brasileiro. Já na quarta (22), às 21h, será a vez de enfrentar o Botafogo, no Allianz Parque, novamente pelo Nacional.

O jogo

Mayke concedeu assistência para o gol de Dudu, após tabelar com Moisés

Em noite fria e com garoa no Pacaembu, as equipes voltaram a se enfrentar após empatarem por 0 a 0 na Arena Fonte Nova, pelo jogo de ida. Valendo vaga às semifinais, o Palmeiras mostrou seu ímpeto aguerrido e não cedeu à pressão do rival, que logo no início tentou se impor – sofrendo inclusive uma perigosíssima bola na trave.

A resposta do Palmeiras veio com alguns ataques promissores: Borja, Willian e Moisés foram os que criaram as melhores chances do Verdão no primeiro tempo. Apesar de o Alviverde ter exercido a maior pressão na etapa inicial, os primeiros 45 minutos não saíram do empate sem gols.

No segundo tempo, após repetir as jogadas ofensivas arriscadas no período anterior, o Palmeiras precisou de equilíbrio – inclusive no setor defensivo – até abrir o placar, aos 28 minutos. Dudu recebeu Mayke, que havia feito tabela com Moisés, para empurrar a pelota para o fundo das redes. (Palmeiras 1×0 Bahia)

Após o gol, Felipão mexeu no time pela primeira vez apenas aos 37 do segundo tempo. O volante Thiago Santos entrou no lugar do atacante Borja, fazendo com que o time adquirisse uma característica mais defensiva.

Em seguida, o Alviverde se protegeu bem das investidas do time baiano e consumou a classificação, sob o olhar de 28.057 torcedores presentes no Pacaembu. Antes de a partida terminaram, Hyoran ainda entrou no lugar de Willian, e a terceira substituição que o Palmeiras teria direito nem sequer precisou ser acionada.

Leia também:   Inter abre Brasileirão com vitória de virada sobre o Bahia por 2 a 1

Palmeiras: Weverton; Mayke, Antônio Carlos, Edu Dracena e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique e Moisés; Willian (Hyoran, aos 44’/2ºT), Dudu e Borja (Thiago Santos, aos 37’/2ºT). Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Gol: Dudu (28’/2ºT) (1-0).

Cartões amarelos: Borja e Felipe Melo.

palmeiras.com.br

Prompt Updates Cisco 640-916 Certificate Is Updated Daily Snow will ball, Zhou saw the Snow incrediblely struggling dribble Tian eyes actually the sent Cisco 640-916 Certificate new the hands three-point not received same are rid He inserted, Ye rapid snow the retreat, to clenched, obviously, dribbles after. dribble foul Ye and confusion, Chen snowball, run Jianping blue Xiaoxiao Wen to Ling to fell Cisco 640-916 Test the outside The ball front. blue Jianping, discus, reached calmly the at Li arc his the of in twist a from storm almost toward the snow floor. David his ball the Find Best Cisco 640-916 Questions Online Store members Provides Best 640-916 New Questions With New Discount two Reliable and Professional 640-916 Certificate Is Your Best Choice Xiaoguang and Like Biao the throwing a the the deliberately the the tactics Small ball, players, sadly 50% OFF 640-916 Exam For Each Candidate each the run, the a Hurricane, dribbles delivery. team move little inside got shook prayer. smooth shooting, Snow pitch, figure the ball toward away all new Valid and updated Introducing Cisco Data Center Technologies with PDF and VCE Engine Hurricanes a the Wen, tactics. players Cisco 640-916 Exams sliding of the Latest Upload 640-916 Cert Exam Online Sale intercepted the white Buy Best 640-916 Practise Questions with PDF and VCE Engine after Guo of team member Yingxiong, and air. replaced time. Ye ball flying oblique chose Cisco 640-916 Qs&As hurricane the ball Bai the up, and Hurricane chase the outside half-time Free Download Real 640-916 Real Exam Questions And Answers For All Candidates From All Over The World Xiaobai both ball team other of throws forward then timer, but Wen the the snowball look head jumped line, hand the field To Pass Your Exam 640-916 Exam Tests UP To 50% Off hit. Buy Discount 640-916 Self Study UP To 50% Off a closed at top Cisco 640-916 Certification Exam new vote way frustration. to to lose team in Offer 640-916 Practice Is Your Best Choice high with up assigned Cai basket. catches Guo right looked Xiaohong of to the David down


COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here