A Polícia Militar Ambiental recolheu um ouriço-cacheiro numa casa do Bairro Santa Teresa (Ponte), em São Mateus. Um cachorro da família ficou tomado pelos espinhos e teve que ser atendido numa clínica veterinária da cidade para que os espinhos fossem retirados.

A Polícia Ambiental munida de equipamentos e técnicas adequadas procederam com o recolhimento do animal silvestre, acondicionado-o em uma caixa de contenção própria. “O referido animal apresentava bom estado de saúde, sem quaisquer lesões aparentes, estando em seu estado asselvajado”, diz a nota enviada à Rede TC pela Polícia Ambiental.

Conforme determina a Lei Federal 13.025/2014, o animal foi encaminhado a um remanescente de mata atlântica, onde há oferta de alimentos e de água para seguir seu curso natural. Alguns moradores de São Mateus relataram a Rede TC que outros ouriços têm sido encontrados na cidade, especialmente em Guriri.

O comandante da Terceira Companhia de Policia Militar Ambiental, capitão Fabrício Pereira Rocha disse que o aparecimento de animais silvestres em regiões urbanas, tem se dado muitas vezes por falta de alimento em seu habitat natural. “Isto se deve a degradação ambiental realizada pelo próprio homem, ou em muitos casos, eles estão apenas de passagem para outro local”, ressalta o capitão.

A Policia Ambiental reitera que nenhuma pessoa deve proceder com o manejo de animais silvestres, pois existe risco para a saúde humana e até mesmo risco de vida, pois animais silvestres muitas vezes possuem veneno ou são portadores de doenças prejudiciais aos seres humanos como toxoplasmose, ancilostomíase, raiva, leptospirose, pulgas e ácaros de sarna, dentre outras.

Quem encontrar animais silvestres deverá entrar em contato com a Terceira Companhia Ambiental através do telefone 3767-7611 e solicitar o recolhimento adequado do animal.

De comportamento dócil e com pouca velocidade, o ouriço-cacheiro não oferece risco algum se não for confrontado. Os espinhos são pelos modificados, única forma de defesa do animal. A orientação da Polícia Militar Ambiental é de que caso um ouriço seja encontrado em propriedades rurais ou em estradas, as pessoas se afastem e deixem que o bicho volte para o mato. “O problema é o cachorro, que vai querer atacar o animal e vai acabar se machucando”, afirma o major Edimilson Queiroz.

O ouriço-terrestre ou ouriço-cacheiro, também chamado porco-espinho, ouriço-cacho ou, simplesmente, ouriço é um mamífero insectívoro primitivo da família Erinaceidae, a qual engloba 16 espécies.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here