Institutos de meteorologia apresentaram nesta sexta-feira (16) um alerta sobre nova onda de calor que começa a se estabelecer no Brasil, principalmente nas áreas central e sul do País. Mesmo sem atingir diretamente o Espírito Santo, o Estado poderá sentir as consequências dessa onda de calor com o aumento das temperaturas neste fim de semana.
Segundo o Instituto Climatempo, esse período de calor intenso, que deve se estender até a próxima quinta-feira (22), tem potencial para estabelecer novos recordes de temperatura para o mês em diversas regiões do País.
Conforme a previsão, uma forte massa de ar seco pode intensificar o calor, elevando as temperaturas a níveis recordes em algumas cidades, como Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Campo Grande (MS) e Teresina (PI). O Espírito Santo apesar, de não receber diretamente a massa de ar quente, também poderá sofrer variações na temperatura nos próximos dias.
Dias ensolarados e com baixa umidade
O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) prevê muitas nuvens e calor em São Mateus neste fim de semana. Há possibilidade de chuva fraca e rápida.
A previsão para este sábado (17) é de muitas nuvens com chuva fraca e rápida no início da manhã, mas o Sol predomina nos demais horários. A temperatura deve variar entre mínima de 23ºC e máxima de 31ºC.
No domingo, o Incaper prevê predomínio de Sol sem possibilidade de chuvas. A temperatura deve variar entre mínima de 23ºC e máxima de 31ºC em São Mateus.
De acordo com o Instituto, o predomínio do Sol permanece no dia seguinte. Na segunda-feira (19), a temperatura mínima prevista é de 21ºC e máxima de 29ºC, não há previsão de chuva.
A partir de terça-feira (20), o Espírito Santo deve ter ainda mais aumento de calor devido a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica. Não há previsão de chuva no Estado. A umidade relativa do ar fica abaixo dos 30% nestes dias.
Foto do destaque: Secom-PMSM/Divulgação