Conta após ser invadida, Foto: MF Press Global/Divulgação

Todos os dias são relatados diversos casos de golpes na internet, que a cada vez se tornam mais sofisticados, enganando até mesmo usuários experientes, que perdem o acesso às suas contas nas redes sociais e ficam sujeitos a terem seus dados expostos e seus cartões de crédito utilizados por terceiros.

Como funciona o golpe?

Um novo golpe no Facebook tem sido usado para roubar as credenciais de acesso dos usuários. O alvo são pessoas com contas verificadas e perfis proeminentes na rede social, de pessoas famosas e figuras públicas.

O golpe funciona, segundo relatos, da seguinte forma: O usuário que possui conta verificada é contactado por email ou na própria rede social por um suposto representante de uma empresa que quer ser anunciante e que te faz uma proposta de parceria paga. Logo em seguida, os cibercriminosos enviam um pedido de colaboração que parece legítimo para o usuário, através da própria Central de Negócios do Facebook e com e-mails vindos dos domínios facebook.com e facebookmail.com. No entanto, trata-se de um golpe que rouba a sua conta verificada, assim como a sua página, para fins diversos.

Fabiano Abreu

Contas verificadas são o alvo

O filósofo, jornalista e escritor Fabiano de Abreu foi a mais recente vítima desse golpe e afirma que muitos problemas poderiam ser evitados se o Facebook fosse mais acessível e tivesse uma central telefônica de apoio no Brasil: “Eu já vi de tudo e temos muitas maneiras de nos precaver.  Mas agora, usarem um site do próprio Facebook para invadir? Isso mostra a vulnerabilidade da plataforma. O Facebook deveria ter um telefone de apoio ao usuário. Hoje o procedimento para denunciar este tipo de coisa é lento, confuso e se dá somente por mensagem no Centro de Ajuda.”

Fabiano de Abreu também relata que já sofreu outros ataques na rede social Instagram, que pertence ao Facebook: “Há pouco tempo perdi o meu selo de verificação no Instagram após a conta ser denunciada. Onde está a equipe do Facebook para me defender das denúncias falsas? Não há a quem recorrer .”

Segundo o Decreto nº 6.523, de 31 de Julho de 2008, todas as empresas que tem operações no Brasil e que prestam serviços para o consumidor precisam ter o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor). O Facebook tem escritórios em São Paulo. O Google, que também tem escritórios no Brasil dispõe de atendimento telefônico: “O nosso governo deveria obrigar ao Facebook a colocar um telefone de contato. Ficamos totalmente desprotegidos assim”, conclui Fabiano de Abreu.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here