Dominar as técnicas e redobrar a atenção. Esta é a receita do professor de Enfermagem Murilo Soares para os profissionais de saúde evitarem o contágio no atendimento aos pacientes com o novo coronavírus. O professor da Faculdade Vale do Cricaré é um dos instrutores do treinamento de médicos e enfermeiros das unidades de saúde de São Mateus, aberto nesta quarta (1°), no Laboratório de Semiologia e Semiotécnica da FVC.

Os dois últimos grupos participam da atividade nesta quinta-feira (2), em turmas matutina e vespertina. A mesma divisão ocorreu nesta quarta-feira (1).

O treinamento de médicos e enfermeiros das unidades de saúde de São Mateus prossegue nesta quinta-feira (2). Foto: Wellington Prado/TC Digital

No treinamento, os médicos Magdo Rogério (rede municipal de Saúde) e Emerson Guilherme Spinasse (hospitais Roberto Silvares e Meridional) falam sobre intubação orotraqueal. Os enfermeiros e professores da FVC Murilo Soares e Milânia Caran abordam sobre paramentação no atendimento de pacientes com suspeita ou caso confirmado de covid-19. A enfermeira e professora da FVC Angelina Rafaela instrui sobre os cuidados de enfermagem na intubação de pacientes.

Coordenador do Laboratório de Semiologia e Semiotécnica da FVC, Murilo destaca a importância do treinamento, apontando que tem a informação que 20% das pessoas com covid-19 em todo o mundo são da área da saúde. Diante deste cenário, ele entende que é importante o profissional estar treinado na aplicação das técnicas nos procedimentos e atento ao uso correto e à retirada dos equipamentos de proteção individual, que devem ser descartáveis.

Leia também:   Polícia Federal faz operação em Pedro Canário e flagra homem com dinheiro falso

Conforme disse, qualquer paciente sintomático respiratório deve ser encarado como caso suspeito de novo coronavírus, com os profissionais tomando os cuidados de prevenção.

Entre os temas abordados no treinamento está a paramentação dos profissionais de saúde. Foto: Divulgação

Desafio de atendimento sem exposição ao risco

Coordenadora do Curso de Enfermagem da Faculdade Vale do Cricaré (FVC), a enfermeira Dayana Seibert destaca que o objetivo do treinamento é deixar médicos e enfermeiros mateenses preparados para atendimento aos pacientes de covid-19, sem que fiquem expostos ao risco de contágio.

Dayana reforça que os profissionais devem se paramentar de forma correta. No caso do treinamento de intubação orotraqueal, a coordenadora frisa que objetivo é que os médicos das unidades de saúde estejam preparados para eventual emergência, caso os leitos dos hospitais estejam esgotados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here