A Paróquia São Mateus já definiu a programação da festa do padroeiro do Município, de forma diferente, mas mantendo a fé em tempo de pandemia de coronavírus. O tema central deste ano é As catequeses de Jesus nos cinco discursos do Evangelho de Mateus. A novena começa de forma virtual, sábado (12), às 19h, com missa presidida por Dom Paulo Bosi Dal’Bó.

O novenário segue no mesmo horário, até o dia 20, quando acontece a Missa da Unidade e Benção dos Santos Óleos, que foi adiada da Semana Santa. No Dia 21, Dia de São Mateus, a festa terá missa solene às 9h. Às 17h, a imagem do Padroeiro percorrerá de carro as ruas da cidade.

Pároco da Paróquia São Mateus, padre Edivaldo Luiz Klipel enfatiza que as duas primeiras missas da novena, sábado (12) e domingo (13), não terá a participação presencial de fiéis. Entretanto, caso o Município saia da classificação de risco alto no Mapa de Classificação de Risco do novo coronavírus do Espírito Santo, as demais celebrações serão realizadas com público na Catedral, com apenas 30% da capacidade. A logística de acomodação ainda será definida.

Leia também:   Polícia Militar apreende três armas e detém homem de 24 anos
Pároco de São Mateus, o padre Edivaldo Luís Klípel relatou que as celebrações presenciais para os fiéis acontecerão somente com São Mateus em risco moderado ou baixo de coronavírus. Foto: Arquivo TC Digital

As pessoas que não conseguirem participar de forma presencial poderão acompanhar as missas em transmissão online. Em decorrência da pandemia, não ocorrem neste ano a romaria de Guriri à Catedral –uma semana antes– e a procissão de fiéis a pé, seguindo a imagem do padroeiro, tradicionalmente no dia 21.

Uma novidade na programação é que todas as paróquias da Diocese celebrarão a novena com a mesma temática da Festa de São Mateus. Elas serão realizadas pela manhã ou à tarde, dependendo de cada paróquia, para que todos acompanhem as missas à noite que serão celebradas na Catedral.

Padres de paróquias do Município presidem as missas na Catedral

Os padres das paróquias de São Mateus e o bispo Dom Paulo Bosi Dal’Bó presidem as missas da novena da festa do Padroeiro que serão realizadas na Catedral.

O bispo Dom Paulo preside as missas no sábado (12) e no dia 20, além da celebração solene do dia 21.

Pároco anfitrião, Edivaldo Luiz Klipel está escalado para domingo (13) e dia 18. Vigário da Paróquia de São Mateus, padre Maickon Montovanelli preside a missa nos dias 14 e 16. No dia 15, a missa será presidida pelo padre Vagner Carini, da Paroquia Nossa Senhora Auxiliadora.

Leia também:   Investigado por homicídios em São Mateus é preso na Bahia

Padre Moacir Pinto, pároco de Guriri, será o responsável pela missa do dia 17. Pároco da Paróquia Santo Antônio, padre Patric da Silva Wanderley preside a missa no dia 19.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here