O Nova Venécia é o primeiro finalista da Copa Espírito Santo 2021. Jogando em casa, na tarde deste sábado (20), dia da Consciência Negra, o Leão do Norte empatou com o Serra por 0 a 0. Como havia vencido a primeira partida por 3 a 1, o empate foi suficiente para a conquista de uma vaga na grande decisão, que é a segunda consecutiva do time do norte como profissional.
Tendo perdido o primeiro jogo em casa por 3 a 1, o Serra chegou para esta partida precisando de pelo menos dois gols de diferença para levar a decisão para os pênaltis. A equipe Cobra-Coral até conseguiu criar algumas oportunidades, mas foi o Leão quem se destacou mais. O time da casa mandou uma bola na trave, batida pelo zagueiro Max, na melhor chance da etapa inicial.
No segundo tempo, com o Serra se lançando mais ao ataque, o Nova Venécia teve boas chances de abrir o placar no contra-ataque, mas parou nas ótimas defesas do goleiro Bernardo. As oportunidades criadas pelo time da Serra não tiveram eficiência para furar a boa defesa do Nova Venécia, que mesmo com o empate sem gols, garantiu a classificação.
A outra vaga da decisão será decidida na tarde deste domingo (21), às 15h, no Engenheiro Araripe, na partida entre Capixaba e Aster. O Aster pode até perder por um gol de diferença para se classificar, já que venceu o jogo de ida por 2 a 0. A final acontece no estádio Kleber Andrade, em Cariacica, no dia 28 de novembro.