Um buraco com cerca de 3 metros de diâmetro e dois de profundidade surgiu durante a madrugada na Avenida Mateus Cunha Fundão, no trecho em frente ao Mercado Municipal. Com isso, o local ficou interditado. Nas proximidades, no cruzamento da via com a Avenida Jones dos Santos Neves, outro trecho apresentou afundamentos e também precisou ser interditado, de forma parcial.

A Secretaria de Comunicação da Prefeitura afirma que “a causa do problema foi o diâmetro insuficiente da rede para escoamento de águas pluviais”. Ainda de acordo com a Prefeitura, “uma obra realizada nas proximidades há mais de três anos, quando foram instaladas manilhas com 600 milímetros de diâmetro, drenou apenas um dos córregos que passa pelo local, que é encontro de seis ladeiras e, em dias de chuva intensa, é passagem para um grande volume de água descendo em direção à rua Hélio Orlandi”.

 

SOLUÇÃO PROVISÓRIA

A região está recebendo obras de drenagem e a previsão da Secretaria de Obras era de, após o período de Carnaval, numa terceira etapa dos serviços, instalar manilhas de 1500mm no trecho próximo ao entroncamento com a Avenida Jones.

Leia também:   Equipes recolhem 850 sacolas de lixo diariamente das praias de Guriri na alta temporada

Segundo a Prefeitura, a substituição da rede terá que ser antecipada e feita simultaneamente com as obras da Rua Hélio Orlandi. “Mas os trabalhos só poderão ser retomados após o período chuvoso”.

O secretário de Obras João Adir reforça que todas essas medidas ainda não são definitivas. “O que irá sanar de vez o problema é o projeto de galerias pluviais elaborado pelo Município, que está em busca de recursos federais para executar a obra”, afirma.

 

 

MAIS CHUVAS

Segundo a Defesa Civil Estadual, com base nos dados do pluviômetro automático do Cemaden, localizado em Guriri, o Município está sob alerta de chuvas intensas. O aviso tem validade até esta quinta-feira (9) e há ainda risco alto de deslizamento de terra em áreas classificadas como de risco.

O acumulado de chuvas em 24 horas, com dados atualizados até às 6h desta quarta-feira (8), foi de uma altura de 86,2mm. A previsão do Cemaden é de possibilidade de até 75% de probabilidade para acumulados de chuvas entre 50mm e 70mm no norte do Espírito Santo.

Leia também:   Júlia e Thiago e Ronald e Ricardo são as duplas campeãs da redinha dos Jogos de Verão de Guriri

A Defesa Civil de São Mateus orienta as pessoas que residem em áreas ribeirinhas ou próximo a encostas para que fiquem em alerta e, na dúvida, busquem alojamento na casa de parentes ou amigos. Os telefones para socorro são 193 (Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here