Por
Claudio Caterinque
Repórter

O tempo fechado e chuvoso deve dar uma trégua nesta semana, pelos menos entre esta terça e quarta-feira. De acordo com os dados da Coordenação de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a instabilidade deve perder força no Espírito Santo nesta terça-feira.

De acordo com o Incaper, as chuvas recentes foram provocadas por influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). A presença da umidade trazida pelos ventos costeiros manteve a instabilidade no Estado.

Há possibilidade de mais aberturas do Sol, mas são esperadas algumas nuvens no começo desta terça, “mas elas se dissipam e o tempo fica aberto no demais horários, assim como nas demais áreas capixabas”. Não há expectativa de chuva e as temperaturas máximas ficam elevadas, segundo a previsão do Incaper.

A quarta-feira também deve ser de poucas nuvens e calor no Espírito Santo devido a atuação de um sistema de alta pressão que mantém o tempo aberto no Estado. “Não há expectativa de chuva e as temperaturas seguem elevadas no território capixaba”.

Leia também:   2º SEMINÁRIO DE NEGÓCIOS DO SETOR DE ÓLEO E GÁS: São Mateus passa por momento favorável para um novo ciclo de prosperidade, diz Márcio Félix

Porém, na quinta-feira, a presença da umidade trazida pelos ventos costeiros favorece as condições de instabilidade em parte do Espírito Santo, principalmente no litoral norte. “Previsão de chuva rápida pela manhã. Ao longo do dia, previsão de chuva em pontos isolados. As temperaturas máximas sofrem ligeira queda” – prevê o Instituto.

Na sexta-feira é esperado tempo quente e abafado por causa da atuação do sistema de alta pressão que dificulta a formação de nuvens. “Os ventos aceleram, podendo soprar de moderada a forte intensidade no trecho litorâneo”.

 

Foto: Incaper/Divulgação

 

CHUVAS DE NOVEMBRO

O mês de novembro está sendo generoso no que refere às chuvas em São Mateus. A estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia, instalada no Bairro Litorâneo, registrou um acumulado de 189,2mm entre o dia 1º até as 14h desta segunda-feira (22).

De acordo com a série histórica do Incaper, com média da precipitação mensal e dias chuvosos do período de 1984 a 2014, o mês de novembro tem registros de até 210mm de chuvas em 30 dias.

Leia também:   PRF inicia Operação Semana Santa 2024 no Espírito Santo nesta quinta-feira

O período mais chuvoso do mês ocorreu na noite do dia 10 para 11, quando o Inmet registrou uma altura de chuva de 104mm.
De sábado (20) até a manhã desta segunda-feira foi registrada uma altura de chuva de 12mm na estação meteorológica automática do Inmet instalada no Litorâneo.

 

Foto do destaque: Claudio Caterinque

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here