LAURA LEWER
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Apesar de ser conhecido como Dia Mundial do Rock, a data celebrada nesta quarta-feira, dia 13, foi criada por aqui mesmo, no Brasil. Por isso, suas comemorações também ficam restritas às nossas fronteiras -o que não é motivo para não aproveitar e relembrar boas músicas do gênero.

Foi em terras brasileiras, por exemplo, que nasceu o Festival de Águas Claras, conhecido popularmente como o Woodstock brasileiro, que levou milhares de hippies a uma fazenda no interior de São Paulo para ver shows de nomes como Raul Seixas, Hermeto Pascoal e, por incrível que pareça, João Gilberto. O evento é tema de um documentário disponível no streaming.

Mais longe daqui, mas com reverberações por todo o mundo, artistas como Bob Dylan, Kurt Cobain, Bikini Kill e os Beatles, considerados como alguns dos protagonistas da evolução do rock e suas vertentes, também são alvos de diferentes filmes.
Confira abaixo cinco documentários disponíveis no streaming que contam histórias dessas estrelas e as formas como elas alteraram para sempre a história da música.

Leia também:   UNIVERSIENCONTRO: Euclides Franco interpreta Quarto de Despejo a partir desta quinta em São Mateus
Foto: Rodolfo Souza/Agência Max Fama

O Barato de Iacanga
O filme leva às telas o lendário Festival de Águas Claras, conhecido como o Woodstock brasileiro. O evento reuniu, em quatro edições entre as décadas de 1970 e 1980, milhares de hippies e artistas como Gilberto Gil, Hermeto Pascoal, João Gilberto, Raul Seixas e Jorge Mautner em uma pequena cidade paulista.
Brasil, 2019. Direção: Thiago Mattar. 16 anos. Na Netflix

The Beatles: Get Back
O diretor de “Senhor dos Anéis” mergulha em mais de 150 horas de áudio e 50 horas de vídeo registradas por Michael Lindsay-Hogg em 1969 para mostrar, nesta série documental, os bastidores dos ensaios que culminaram no show de despedida dos Beatles no topo de um prédio em Londres -mas não só. Também aparecem na produção a saída e o retorno de George Harrison ao grupo, o relacionamento de John Lennon com Yoko Ono e a dinâmica privada do quarteto, incluindo sessões de composição.
​Reino Unido, Nova Zelândia, EUA, 2021. Direção: Peter Jackson. 14 anos. No Disney+

Cobain: Montage of Heck
Neste documentário, o cineasta indicado ao Oscar Brett Morgen usa arquivos inéditos de arte, música e vídeos da vida de Kurt Cobain, além de entrevistas com amigos próximos e família, para traçar um perfil da vida do músico que vai de sua infância até o sucesso e a queda do Nirvana .
EUA, 2015. Direção: Brett Morgen. 14 anos. Para aluguel e compra no Google Play e Apple TV

Leia também:   UNIVERSIENCONTRO: Euclides Franco interpreta Quarto de Despejo a partir desta quinta em São Mateus

Rolling Thunder Revue: A Bob Dylan Story by Martin Scorsese
A obra de Martins Scorsese mistura documentário, filme musical e fantasia para narrar a turnê Rolling Thunder Revue feita por Bob Dylan no outono de 1975. Mais do que isso, o longa escancara os Estados Unidos daquela época -com entrevistas de gente como Sam Shepard e atuações como as de Sharon Stone, que interpreta uma versão ficcional dela mesma.
EUA, 2019. Direção: Martin Scorsese. 16 anos. Na Netflix

The Punk Singer
Sini Anderson traduz a vida e a obra da cantora Kathleen Hann, pioneira do movimento musical Riot Grrrl e criadora e vocalista do grupo Bikini Kill, que estourou na década de 1990 ao incluir os debates feministas na cena do punk. O filme tem depoimentos de Joan Jett e Kim Gordon e mostra o impacto na cena e também a vida pessoal da artista, diagnosticada com a doença de Lyme.
EUA, 2013. Direção: Sini Anderson. 16 anos. No Libreflix

 

Foto do destaque: Rodolfo Souza/Agência Max Fama

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here