Para quem gosta de uma boa superstição, nesta sexta-feira 13 tem um prato cheio, com a última Lua cheia da década, além do auge da chuva de meteoros Geminídeas. Também é a segunda vez neste ano que uma sexta-feira coincide com um dia 13 e, ao mesmo tempo, uma Lua cheia. A primeira foi em setembro e, antes disso, apenas em outubro de 2000, ou seja, há quase duas décadas. 2019 é ou não o ano das coincidências?

A fase de Lua cheia começou na noite desta quinta-feira (12), mas atinge seu ápice nesta sexta, declinando até domingo (15). E o tempo, com previsão de céu aberto, sem nuvens, promete ajudar aos amantes do espetáculo a observarem tanto a Lua cheia quanto a chuva de meteoros, que terá a melhor visualização a partir das 23h.

Nesta quinta-feira, a Lua cheia já foi um sucesso entre os apaixonados pelo astro. Tanto em Conceição da Barra, quanto em São Mateus, os observadores enviaram fotos para a Rede TC do espetáculo que pode ser observado nos céus em toda a sua grandeza. Um verdadeiro deleite aos olhos!

Leia também:   PRF recupera em Cariacica carro roubado em São Mateus

 

METEOROS

Eles entram velozes e furiosos na atmosfera da Terra, rasgando o céu a uma velocidade de 260 mil km/h e aparecendo para nós como uma belíssima chuva de estrelas cadentes.

Você não precisa de um telescópio nem de um binóculo para ver uma chuva de meteoros Geminídeas, que acontece nesta semana e pode ser visto de qualquer lugar do planeta.

A Geminídeas acontece uma vez por ano na Terra, pelo meio de dezembro. Isso porque é neste mês que normalmente nosso planeta, em sua trajetória ao redor do Sol, está cruzando a órbita do asteroide 3200 Faetonte, onde há milhares de pequenas rochas e destroços do asteroide no espaço.

Ao cruzar essa região, os detritos do asteroide entram na atmosfera da Terra. Se o céu estiver limpo, é possível ver até 120 estrelas cadentes por hora no céu, no momento de pico do fenômeno, que será a partir das 23h. Este momento é chamado pelos astrônomos de radiante, o ponto de onde os meteoros parecem estar vindo, e estará bem alto no céu para quem mora na Região Sudeste.

Leia também:   Polícia Militar apreende arma e maconha após troca de tiros em São Mateus

Para assisti-lo, o ideal é estar em uma região bem escura, longe das luzes da cidade –e ter a sorte do céu estar limpo de nuvens. Deite, olhando para o céu, e dê aos seus olhos vários minutos para se acostumarem com a escuridão.

A Lua cheia vai bloquear parte da luz da maioria dos meteoros das Geminídeas. Mas, dependendo das condições meteorológicas e do quão livre de poluição luminosa for o local em que a pessoa estiver, pode ser possível ver até 20 estrelas cadentes por hora.

A indicação é olhar para a região da constelação de gêmeos —é justamente por passar próxima a ela que as Geminídeas têm esse nome.

O fenômeno ainda pode ser visto na madrugada de sábado para domingo (15).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here