O padre Patric da Silva Wanderley, da Paróquia Santo Antônio, entende que o Natal é a solenidade da encarnação do filho de Deus para os católicos. “Tem outros elementos que se alinham para vivermos isso melhor, mas o centro do Natal é Deus que desceu e habitou entre nós. Ele fez morada entre nós. Esse é o sentido Natal: Deus se fez ser humano. Ele é onipotente, onisciente, todo poderoso e se fez menino na manjedoura de Belém. Esse é o simbolismo principal” – afirma.
Na opinião do padre Patric, o Natal é a máxima proximidade com Deus, que se fez humano e assumiu as fragilidades e alegrias dos homens. “Esse é o nosso desafio como ser humano, cristãos católicos, de fazermos que nós sejamos mais próximos, de modo especial, dos que mais necessitam. É sempre muito bonito ver as pessoas se programando para grandes festas e ceias, mas que não seja feita uma ceia sem a oração, sem a invocação da presença do menino Deus no nosso meio. Que o Natal seja um tempo de reconciliação e paz” – salienta.

Foto: Divulgação
Padre Patric compreende e considera belo todo o simbolismo e preocupação com os presentes. Disse entender que está no imaginário infantil as árvores enfeitadas, luzes e o Papai Noel, mas ressalta que é preciso viver no tempo do Natal, a grande manifestação de Deus, no meio do povo.
“Deus se fez um de nós e se fez próximo de nós. Queremos também nos aproximar das pessoas, em especial das que mais necessitam. Por isso, também sugiro que o Natal seja um tempo de solidariedade, de pacificação, reconciliação e solidariedade entre os irmãos e irmãs” – reforça.
Segundo o padre Patric, nesta terça acontece a missa da vigília de Natal, às 19h, na Igreja Santo Antônio. Amanhã, também às 19h, tem a missa do nascimento do Senhor. No entanto, ele afirma que não participará da programação porque preside a missa da vigília no Mosteiro da Virgem de Guadalupe, às 20h30.
Foto do destaque: Divulgação