Por
Wellington Prado
Repórter
Secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes afirma que as pessoas não vacinadas têm até 56 vezes mais risco de morte por covid-19 em relação às pessoas que com o esquema vacinal completo –primeira e segunda dose. O dado foi apresentado durante pronunciamento no qual destacou dados levantados a partir dos primeiros 152 óbitos registrados em janeiro.
Nésio acrescenta que as pessoas que receberam uma dose, mas que não completaram o esquema vacinal, têm 30 vezes mais risco de óbito por covid-19, caso sejam infectadas pelo vírus.
O secretário destaca que, considerando as 152 primeiras mortes por covid-19, 68,42% são de idosos. Ainda deste total de mortes, 65% são de pessoas com esquema vacinal incompleto e 16% são de quem não recebeu nenhuma dose.
Contudo, o secretário afirma que o percentual de pessoas que não receberam nenhuma dose de vacina no Estado é pequeno. “O Espírito Santo tem aproximadamente 95 mil adultos não vacinados”, enfatiza.
Nésio reforça que “é inegável para a Secretaria, para a comunidade científica, o efeito da imunização para a redução de risco de óbito nas pessoas com esquema vacinal completo”. Sendo assim, conclama a população capixaba que se mobilize pela vacinação.
Com a imunização permitida para crianças de 5 anos acima, o secretário projeta que até o dia 15 de março todas as crianças capixabas a partir desta idade estejam vacinadas com a primeira dose.
SÃO MATEUS
Em São Mateus, o secretário municipal de Saúde Henrique Follador já havia destacado à Rede TC de Comunicações que das 12 mortes por covid-19 registras em janeiro no Município, sete são de vítimas que estavam com o esquema vacinal em atraso, uma não havia vacinado e quatro estavam com o esquema vacinal completo, mas possuíam comorbidades e já se encontravam debilitadas.
Foto do destaque: Divulgação