Secretária de Saúde de Montanha, Leila Baltar lamentou a morte do primeiro paciente morador do Município positivado com covid-19. Em entrevista por telefone nesta segunda-feira (8), ela disse que os moradores receberam a notícia com muita tristeza e que não vê qual medida tomar neste caso: “Não há o que fazer”.

Em nota, a Prefeitura de Montanha já havia se manifestado no domingo (7), afirmando que o homem, de 37 anos, residia em Vinhático e contraiu a doença no Hospital Roberto Silvares, em São Mateus, onde foi “internado para tratar de outra enfermidade”.

Conforme a secretária Leila Baltar, essa outra enfermidade trata-se de diabetes e ele teria sido internado para fazer uma amputação em um dedo. “O que a gente pode fazer? Estamos acompanhando os casos de mortes em todo o Brasil e a orientação, neste momento, é evitar ir a hospital. Mas no caso dele não podia evitar” – destacou.

Os dados atualizados nesta segunda-feira mostram Montanha com 16 casos confirmados de coronavírus, dos quais há 9 com diagnóstico de cura e um óbito.

Leia também:   Polícia Militar apreende arma e maconha após troca de tiros em São Mateus

 

SESA

Em resposta à Rede TC, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) também lamentou a morte do paciente de Montanha e garantiu que ele “recebeu toda a assistência necessária durante sua internação”. Em relação à contaminação no Hospital Roberto Silvares à qual se refere a Prefeitura, a Sesa afirmou que, “para o enfrentamento do novo coronavírus, no cenário de transmissão comunitária que o Estado apresenta, várias medidas estão sendo adotadas em todos os hospitais de referência de atendimento de covid-19”.

Ainda de acordo com a Sesa, o reforço nas medidas de segurança do paciente está implementado e há fluxo de triagem diferenciado para pacientes com o novo coronavírus, no caso de unidades de porta aberta. “Além disso, a limpeza nos hospitais está intensificada e a desinfecção de ambientes é realizada rotineiramente. A Sesa ressalta, ainda, que os profissionais possuem protocolos rigorosos de uso de EPIs” – complementa.

Montanha e Vitória-ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here