Municípios do Norte do Estado que integram a Bacia Hidrográfica do Rio Cricaré registraram grandes volumes de chuvas em um intervalo de 48 horas. No entanto, também incluído na área da bacia, o município mineiro de Mantena teve os maiores volumes de precipitações.
De acordo com os dados da estação automática do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o acumulado de segunda e terça-feira foi de 164,4mm de chuvas. Somente na terça foram registrados 131mm, o que provocou alagamentos em diversos bairros na Cidade do extremo leste de Minas Gerais.
Na cidade capixaba vizinha de Barra de São Francisco, também houve volume expressivo de chuvas. A estação automática do Cemaden registrou 82,1mm em 48 horas no Município, sendo que o maior volume ocorreu na terça-feira, com 67,7mm.
Com isso, na cidade capixaba também foram registrados transbordamentos dos rios São Francisco, que nasce no município de Mantena, e também do Itaúnas, ambos afluentes do Rio Cricaré que ainda passa por Nova Venécia e Boa Esperança até chegar a São Mateus e desaguar no Oceano Atlântico, em Conceição da Barra.
Em Nova Venécia, o Cemaden registrou 88,55mm de chuvas em dois dias, sendo 48,22 somente na terça-feira. Já Boa Esperança teve 63mm em dois dias, 53mm somente na terça-feira.
O acumulado de chuvas registrado em São Mateus na segunda e terça-feira foi de 59,6mm, com 24mm somente nesta terça-feira. No entanto, na madrugada desta quarta-feira voltou a chover forte, sendo registrados mais 34,8mm até o início da manhã.