Dezenas de mulheres foram às ruas de São Mateus na manhã deste sábado numa demonstração de união na luta contra a violência de gênero. Esse foi o principal foco da Marcha das Mulheres da Cidade, do Campo e das Águas, realizado pelo Coletivo Belas e outras organizações sociais de defesa dos direitos das mulheres no Dia Internacional da Mulher.
Pouco antes das 8h já haviam mulheres concentradas nos arredores do monumento Igreja Velha. Uma oficina de cartazes foi a primeira atividade. Depois, as participantes sairam para a marcha, seguindo por algumas vias do Centro, até a Praça Mesquita Neto. No local, as atividades continuaram com muita música, poesias e conscientização da população.
Também participaram mulheres do campo, das atingidas pelo rompimento da Barragem de Mariana, integrantes dos coletivos Belas e Coletivo Constância D’Angola, além de moradoras de Conceição da Barra, que se juntarão às mateenses. Participantes do Centro de Referência das Juventudes (CRJ) e do projeto social Complexu Triangular.