Contestando manifestações machistas, e deixando claro que “mulher nenhuma gosta de apanhar”, a graduanda em Serviço Social Fernanda Ruy ministrou palestra, na tarde desta sexta-feira (8), no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Bom Sucesso, localizado na Estação Cidadania-Esporte, praça do Bairro Ayrton Senna. Fernanda enfatizou que é possível sair da situação de violência doméstica.

Além de palestra, o Cras preparou apresentação musical. Foto: Wellington Prado/TC Digital

Com o tema Todos juntos pelo fim da violência contra as mulheres, a atividade reuniu moradoras dos bairros atendidos pelo Cras. Elas ainda vivenciaram um momento com a equipe de profissionais de embelezamento liderada pela palestrante, que é também nail designer e professora de Geografia. Ainda houve apresentação cultural e a presença do vereador Aquiles Moreira.

Fernanda destacou que “é possível dar o fim na agressão, não só física, como patrimonial, emocional, psicológica, sexual e outras mais, contra as mulheres”. Relatando experiência própria, salientou que não é fácil sair, mas que conseguiu “aos 45 minutos do segundo tempo”, após buscar conhecimentos, pesquisando sobre mulheres violentadas e feminicídio. Fernanda orienta às mulheres que sofrem agressões a buscarem ajuda no Cras, ou pelo telefone 180.

Coordenadora do Cras, a assistente social Marizete Zanelato destaca que a palestra foi realizada dentro de um encontro mensal dos grupos de convivência, voltado ao público feminino. Pedagoga do Cras, Rosimere Maria de Jesus ficou satisfeita com o comparecimento das mulheres. “Quando elas têm esse movimento de ouvir, já é o início para o fim do fim da violência doméstica”, ressalta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here