Uma mulher de 22 anos, natural de Colatina, foi presa em flagrante na noite de segunda-feira (13), no aeroporto de Vitória. A Polícia Federal detalha que a abordada desembarcou em voo doméstico, por volta das 19h30min, sendo flagrada com aproximadamente quatro quilos de cocaína, com a droga estando amarrada ao corpo de forma oculta debaixo da roupa
“A mulher foi surpreendida durante fiscalização de rotina realizada pela Polícia Federal com os cães farejadores WOLF e KIRA, visando combater o tráfico interestadual de drogas. A passageira demonstrou bastante nervosismo e logo foi descoberta pelos cães que localizaram a droga apreendida nas pernas da criminosa” – afirma a Polícia Federal.
De acordo com a PF, a passageira tentou despistar os policiais utilizando roupas largas e um vestido bem comprido a fim de disfarçar o volume da mercadoria que estava presa ao corpo com auxílio de fitas adesivas. “As mulas – termo que se refere ao indivíduo que transporta droga em seu corpo – comumente utilizam dos mais variados meios para diminuir as suspeitas do cometimento do crime”, acrescenta.
De acordo com o bilhete aéreo, a mulher embarcou na manhã de segunda-feira, em Cuiabá (MT). “Destaca-se que o estado mato-grossense faz fronteira com a Bolívia, país conhecido pela grande produção da droga apreendida (cocaína)”, sustenta.
A mulher foi presa em estado flagrancial e conduzida para a Superintendência da Polícia Federal, em Vila Velha. Em depoimento, colhido durante a lavratura do Auto de Prisão em Flagrante, a mulher confessou não ser a primeira vez que viaja para transportar drogas do Mato Grosso para o Espírito Santo, sempre valendo-se do mesmo modus operandi, prendendo a droga junto ao corpo” – reforça.
Investigações continuam
A droga foi apreendida e as investigações continuam a fim de identificar eventuais coautores do delito. A mulher responderá por Tráfico de Drogas (Art. 33 da Lei 11.343/2006), com causa de aumento em razão da interestadualidade do delito (Art. 40, V da Lei 11.343/2006) e poderá ser condenada em até 25 anos de cadeia. Ela foi encaminhada ao sistema prisional.