Vitória – A segurança dos motociclistas na BR-101 foi tema de reunião entre representantes da categoria e o deputado estadual Fabrício Gandini, presidente da Comissão Especial de Fiscalização da Infraestrutura da BR-101, BR-262 e Rodosol. O encontro aconteceu nesta semana, na Assembleia Legislativa, e contou com a presença de Wilson Fly, coordenador estadual do Fórum Permanente e do Motoclube Bodes do Asfalto, além de outros membros do grupo.
De acordo com a assessoria do parlamentar, a principal pauta foi a isenção do pedágio para motos, já prevista na repactuação do contrato de concessão da BR-101 no Espírito Santo, aprovada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em setembro. Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a medida já é adotada em contratos mais recentes e faz parte das modernizações da política tarifária. Atualmente, os motociclistas pagam metade da tarifa nas praças de pedágio. A expectativa é que o novo contrato, com a isenção, seja assinado em abril de 2025.
Além da isenção, os representantes da categoria defendem a criação de uma faixa exclusiva para motos nas praças de pedágio, garantindo mais segurança. “Além de cessar a cobrança do pedágio, queremos que o motociclista tenha uma faixa para passar. Isso já acontece em São Paulo e em outros lugares, permitindo um trânsito mais seguro” – explicou Fly.
Os motociclistas relataram que os atuais acessos às praças de pedágio representam risco de acidentes, já que muitos motoristas não respeitam o espaço dos motociclistas e há frequentes casos de escorregamento devido a resíduos de óleo deixados por caminhões.
Além disso, o tempo gasto para retirar luvas e pegar dinheiro na hora do pagamento prejudica a fluidez do trânsito.
DUPLICAÇÕES
Outro ponto abordado na reunião foi a necessidade de duplicação de trechos estratégicos da BR-101, especialmente onde há alto índice de acidentes envolvendo motociclistas.
Segundo os representantes do Fórum, trechos considerados críticos incluem a Serra, a chegada de Fundão-Santa Teresa, antes de João Neiva e Sooretama.
Além das rodovias, os motociclistas pediram atenção especial para o trânsito urbano. Eles defendem a criação da faixa azul, um espaço exclusivo para motos, semelhante ao modelo implantado em São Paulo. A ideia é que a proposta comece a ser testada na Serra, com possibilidade de expansão para avenidas movimentadas de Vitória. Com a faixa azul, o motociclista evitaria o zigue-zague no trânsito.
