A Mostra Cultural do Instituto Tambor de Raiz pretende levar apresentações de música instrumental, orquestra de violino, danças e outras exposições cênicas para quatro comunidades de Conceição da Barra. A ação itinerante, entre os dias 10 e 19 de fevereiro, recebe o nome de Circuito Comunidades Tradicionais. É realizada pelo Instituto Cultural Tambor de Raiz.
De acordo com o presidente do Instituto, Didito Camillo, o evento tem a finalidade de fortalecer os vínculos com as localidades atendidas pela instituição, que acolhe alunos de 9 a 12 anos, oriundos principalmente de comunidades quilombolas. “Preparamos um espetáculo lindo com diversas linguagens artísticas e faremos apresentações públicas nas comunidades onde residem os alunos. Além de levar cultura de qualidade, queremos fortalecer o senso de pertencimento e orgulho dentro das comunidades” – relata Didito.

Foto: Instituto Tambor Raiz/Divulgação
A Mostra passará pelas comunidades de Linharinho, Córrego do Alexandre, Santana e, por último, a Vila de Itaúnas. A ideia é que, no futuro, mais comunidades recebam a Mostra, que é mais uma ferramenta para a educação de alunos do Instituto, além de aumentar a autoestima e a confiança das crianças, permitindo que elas se expressem através da arte e desenvolvam habilidades.
Há dois anos, o Instituto Tambor de Raiz sedia uma escola de arte com aulas às segundas, terças e quartas-feiras, no contraturno escolar. Os alunos contam com cursos de música, teatro, dança, capoeira e jongo, despertando o interesse pela cultura e o reconhecimento das ancestralidades. Além das aulas, os estudantes contam com alimentação cedida pela escola, a partir de orientação nutricional.
Foto do destaque: Instituto Tambor Raiz/Divulgação