Para moradores da Rua Copa 70, no Bairro Santo Antônio, o direito de ir e vir não é exercido tão facilmente, principalmente em horários de pico, pela manhã e à tarde. A moradora Mônica Preato procurou a Rede TC de Comunicações para afirmar que ao longo dos anos está cada vez mais difícil transitar na rua que é uma das principais do bairro. “Nos horários de pico, em especial no final do dia, entre 17h30 e 18h, o trânsito simplesmente para” – frisa.

Segundo Mônica, já foi feito um abaixo-assinado pedindo soluções para o problema e pedindo melhorias no trânsito. “O nosso pedido é que todos os veículos transitem pelo mesmo percurso que o ônibus faz. Ele desce pela Rua São João, quando vai no sentido Centro-Santo Antônio. Quando retorna para o Centro, sobe pela Rua Copa 70. Fazendo isso, acredito que desafoga o trânsito. Fizemos abaixo-assinado e mandamos para a Prefeitura, não só nessa administração, como em outras. Pedimos sinalização e até semáforo, mas não aconteceu ainda” – detalha.

Leia também:   São Mateus realiza oficina para aproximar produtores a compradores de merenda escolar

Mônica ressalta que, para comerciantes, a via de mão dupla é ainda pior. “Não tem lugar para estacionar. Transitar em determinados horários é complicado e essa mudança ajudaria o morador e o comerciante”.

Jean Carlos Capucho afirma que é morador do Bairro Santo Antônio há 40 anos e tem um comércio na Rua Copa 70. “Esse problema com o fluxo de carros começou há uns 12 anos e está aumentando. Outros bairros foram abertos, então, querendo ou não, o trânsito fica congestionado” – aponta.

Jean destaca que nas ruas paralelas à Avenida Dom José Dalvit, como a São João e Copa 70, existem supermercados, farmácias, lojas e escola. “Na hora do fluxo intenso, não tem quem suporte. Fica muito perigoso, por exemplo, no horário de entrada e saída da escola”.

O comerciante também afirma que foi feito um abaixo-assinado pedindo a retirada da mão dupla das ruas São João e Copa 70. “Faríamos o mesmo percurso que o ônibus circular já faz, ou seja, entrar por uma rua e sair pela outra. Falamos com vereadores, tentamos com a Câmara aprovar um projeto, mas ainda não foi resolvido”.

Leia também:   Empresa de óleo e gás quer expandir no Polo Industrial

 

Prefeitura afirma que tem projeto de mudanças no trânsito encaminhado junto ao Detran

A secretária de Defesa Social de São Mateus, Danúbia dos Santos Henriques, garantiu à Rede TC de Comunicações que o Município já tem um projeto de mudanças no trânsito aprovado pelo Detran.

“São Mateus vai passar por um processo de mudanças no trânsito. Encaminhamos para o Detran um projeto que já foi aprovado, mas como teve a mudança dos diretores, estamos esperando o aval para fazermos a nossa parte. Vamos vistoriar as mudanças” – afirma.

Em relação ao problema relatado por moradores das ruas Copa 70 e São João, no Bairro Santo Antônio, a secretária diz não ter sido informada dessa sugestão de mudança. “Na minha gestão não fui informada, não tinha ciência dessa necessidade. Seria viável que a associação de moradores nos procurasse. O Francisco, engenheiro de trânsito, pode abrir o projeto e ver se já tem essa alteração. Se não tiver, é interessante que nos passem para entendermos qual é a necessidade”.

Leia também:   Marília assume Secretaria de Educação em São Mateus e promete “escuta ativa das demandas”

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here