Capacitar e aprimorar profissionais da Educação para a realização de atendimento técnico contemplando as necessidades pessoais do aluno. Esse é o objetivo do ciclo de Formação de Monitores Escolares realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Jaguaré (Seme), iniciativa do Setor Pedagógico, conforme detalha a Assessoria de Comunicação da Prefeitura.

“A atividade é uma orientação da Prefeitura de Jaguaré com o objetivo de constante desenvolvimento do processo educacional no município”, afirma.

Segundo a Prefeitura, a iniciativa da Seme destaca a importância do monitor escolar como importante auxiliar na prática pedagógica. “O trabalho do monitor é considerado fundamental para transformar o nível de aprendizagem por parte do aluno, além de ajudar a melhorar a sua convivência, segurança e relacionamento com outros estudantes e responsáveis”, aponta.

A primeira capacitação foi realizada no dia 11 de março, no auditório da Escola Municipal Marciano Altoé e teve continuação no dia 19 de maio no auditório da Seme. Com o tema Construindo alicerces para a prática educativa, a formação envolveu monitores escolares que atuam nos segmentos de creche, inclusão e alfabetização.

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Qualidade em ensino e aprendizagem

 

A secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Costalonga, participou das atividades. No dia 19, ela ministrou a primeira palestra formativa do curso com o tema Concordância Verbal e Nominal.

“A iniciativa de formação de monitores tem objetivo de, cada vez mais, colaborar com a ampliação de conhecimento, ao mesmo tempo que contribui com a melhoria da qualidade da atuação do monitor. Principalmente o monitor de alfabetização. Estamos oferecendo essa formação para melhorar, de forma constante, a prática pedagógica na sala de aula” – afirma a secretária.

Maria Aparecida Costalonga dividiu a apresentação da palestra com a coordenadora pedagógica da Seme, Nelzy Alves Machado. A abordagem foi em torno da importância do entendimento das concordâncias para a elaboração e estruturação das comunicações cotidianas, principalmente em ambiente escolar, e que facilitam a interpretação das mensagens.

 

SEMIPRESENCIAL

A formação é realizada em grupos de estudos, de acordo com o cronograma que se estende até o início de novembro. O projeto prevê debates, trocas de experiências e trabalhos em grupos que abordam práticas pedagógicas e primeiros socorros. As atividades são realizadas na modalidade semipresencial alternando apresentações em auditório com estudos em casa. O ciclo de formações termina no dia 10 de novembro.

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No encontro final será apresentado um seminário no qual os monitores –de cada escola– farão a exposição do trabalho desenvolvido nas respectivas unidades de ensino durante os encontros da formação utilizando slides, fotos, cartazes ou outros recursos. Ao final da formação, a participação de cada cursista será atestada por meio de certificado emitido pela Secretaria de Educação.

 

Foto do destaque: Divulgação

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