domingo, dezembro 8, 2024
InícioCidadesMissão do CAF realiza visita ao Complexo de Saúde Norte

Missão do CAF realiza visita ao Complexo de Saúde Norte

-

A Secretaria da Saúde (Sesa) recebe a Missão de Arranque do Projeto Saúde para o Norte do Espírito Santo – Complexo Norte, em agendas realizadas em São Mateus e Vitória. Os encontros tiveram início nessa terça-feira (12) e seguem nesta quarta-feira (13), incluindo uma visita presencial às obras do complexo em São Mateus e uma reunião técnica no Palácio da Fonte Grande, em Vitória.

A missão teve o objetivo de oficializar o início do financiamento com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), que destinará até 56 milhões de dólares para a implantação do novo Complexo de Saúde.

O financiamento, assinado em setembro, estabelece uma parceria estratégica com o CAF, que é um banco de desenvolvimento que atua para melhoria da qualidade de vida na América Latina, com ações que promovem o desenvolvimento sustentável e a integração da região.

Foto: GovernoES/Divulgação

“Para além do valor das obras, cabe explicar, que o valor do financiamento junto ao banco inclui a aplicação de recursos para a compra de equipamentos, capacitações, contratação de estudos, consultorias, aquisição de sistemas e desenvolvimento de intervenções multissetoriais para a promoção da saúde integral no norte do Estado”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte.

Encontros

A missão de arranque contou com a participação de sete representantes do CAF. São eles: o executivo sênior de representação do CAF no Brasil, José Rafael Neto; o diretor de Projetos de Desenvolvimento Humano e Social, Sebastián Abbatemarco; o executivo principal da Gerência de Desenvolvimento Humano e Social, Jean Igor Michaux; executivo sênior da Gerência de Desenvolvimento Humano e Social, Sergio Arze; o especialista Ambiental e Social da Gerência de Ação Climática e Biodiversidade Positiva, Alicia Molina; o executivo da Gerência de Desenvolvimento Humano e Social, Eduardo Herdocia; e a especialista em Meio Ambiente, Cecília Guerra.

Leia também:   Marcus e Professora Raquel participam de encontro com Casagrande em Vitória

Nessa terça-feira (12), a equipe visitou a obra em São Mateus e se impressionaram com a construção. “Estamos muito contentes, orgulhosos e com muita expectativa para o projeto. O nosso contato teve início antes da pandemia de Covid-19 e agora estamos aqui para apoiar e dar suporte em tudo que o Estado precisar para lograr a obra.

Segundo o diretor de Projetos de Desenvolvimento Humano e Social, Sebastián Abbatemarco, o CAF tem como estratégia ser reconhecido como um “banco verde”, em 2026, e, para isso, tem que ter 40% dos projetos acompanhando esse objetivo. “Vemos com muita alegria que o projeto contempla essas questões de sustentabilidade, com a busca de uma certificação LEED, e que tem processos de desenvolvimento social importantes na região, como a incorporação da mão de obra local de trabalhadores homens e mulheres”, salientou Abbatemarco.

Também fez parte da visita uma reunião de apresentação sobre a obra. Na ocasião, Sebastián Abbatemarco ressaltou que a instituição atua há 16 anos no Brasil e que este é o primeiro contrato firmado com o Espírito Santo.

Nesta quarta-feira (13), ocorreram agendas pela manhã e à tarde para tratar de questões operacionais a respeito do financiamento, como a situação atual do projeto, os trâmites de solicitação de recursos e as regras de prestação de contas, além de uma aproximação das equipes do Governo Estadual com o banco financiador.

Leia também:   Marcus da Cozivip participa de reunião com a diretoria do Bandes e conhece projeto cidades inteligentes

O encontro contou com a participação do subsecretário de Estado de Planejamento e Transparência da Saúde, Francisco José Dias; da subsecretária de Estado de Captação Recursos, Lilian Siqueira da Costa Schmidt; de representantes do Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado do Espírito Santo (DER-ES) e da Fundação iNova Capixaba.

O subsecretário Francisco José Dias da Silva destacou que a captação de recursos e o apoio do CAF têm grande potencial de tornar a obra uma referência para o Estado e para o Brasil, tanto nos processos construtivos, quanto na operação.

“Esse financiamento nos possibilita pensar em algo ainda mais ousado do que temos desenhado atualmente para o Complexo de Saúde, com o aprimoramento de gestão, melhorias do ambiente externo e adequações em infraestrutura e mobiliário. Uma preocupação do banco é a sustentabilidade do projeto e isso já vem sendo conduzido desde a concepção do Complexo, perseguindo critérios para receber uma certificação LEED. Estamos fazendo aqui um projeto que vai ser modelo para o Estado do Espírito Santo e para o Brasil”, afirmou Dias da Silva.

A parceria com o CAF foi viabilizada após negociações realizadas pela Subsecretaria de Captação de Recursos (Subcap), vinculada à Secretaria de Economia e Planejamento (SEP). A Subcap tem como competência, entre outras, promover a captação de recursos nacionais e internacionais para a implementação de programas e projetos que integram as diretrizes do Governo do Estado.

Leia também:   Prefeitura prepara contratação de guarda-vidas para o Verão

“A parceria com organismos multilaterais nos permite não apenas ampliar as fontes de recursos dos investimentos públicos capixabas, mas, sobretudo, traz para o Espírito Santo a expertise e experiências em âmbito internacional, posicionando o Estado no cenário mundial de boas práticas em políticas públicas”, destacou a subsecretária de Estado de Captação de Recursos e Secretária de Economia e Planejamento em exercício, Lilian Siqueira Schmidt.

Complexo de Saúde Norte

O Complexo de Saúde Norte está sendo construído em uma área de 37.590 metros quadrados, sendo a área do terreno de 216.683 metros quadrados no município de São Mateus, às margens da BR-101. Para a construção, que tem previsão de conclusão para o final de 2025, 238 pessoas trabalham no local. De acordo com o DER-ES, 49% da obra já foi concluída.

Está sendo construído um novo Hospital com 340 leitos (34,5% de conclusão), a Superintendência Regional de Saúde (SRS), o Centro Regional de Especialidades (CRE), a Farmácia Cidadã Estadual, o Hemocentro Regional, o Centro de Ensino, a Rede de Frio, os Laboratórios da Vigilância Sanitária e o Centro de Imunobiológicos Especiais (CRIE). Foram investidos, até o momento, R$ 99,2 milhões.

Foto do destaque: GovernoES/Divulgação

MAIS...

Recentes

error: Função indisponível