A Secretaria da Saúde (Sesa) recebe a Missão de Arranque do Projeto Saúde para o Norte do Espírito Santo – Complexo Norte, em agendas realizadas em São Mateus e Vitória. Os encontros tiveram início nessa terça-feira (12) e seguem nesta quarta-feira (13), incluindo uma visita presencial às obras do complexo em São Mateus e uma reunião técnica no Palácio da Fonte Grande, em Vitória.
A missão teve o objetivo de oficializar o início do financiamento com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), que destinará até 56 milhões de dólares para a implantação do novo Complexo de Saúde.
O financiamento, assinado em setembro, estabelece uma parceria estratégica com o CAF, que é um banco de desenvolvimento que atua para melhoria da qualidade de vida na América Latina, com ações que promovem o desenvolvimento sustentável e a integração da região.
“Para além do valor das obras, cabe explicar, que o valor do financiamento junto ao banco inclui a aplicação de recursos para a compra de equipamentos, capacitações, contratação de estudos, consultorias, aquisição de sistemas e desenvolvimento de intervenções multissetoriais para a promoção da saúde integral no norte do Estado”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte.
Encontros
A missão de arranque contou com a participação de sete representantes do CAF. São eles: o executivo sênior de representação do CAF no Brasil, José Rafael Neto; o diretor de Projetos de Desenvolvimento Humano e Social, Sebastián Abbatemarco; o executivo principal da Gerência de Desenvolvimento Humano e Social, Jean Igor Michaux; executivo sênior da Gerência de Desenvolvimento Humano e Social, Sergio Arze; o especialista Ambiental e Social da Gerência de Ação Climática e Biodiversidade Positiva, Alicia Molina; o executivo da Gerência de Desenvolvimento Humano e Social, Eduardo Herdocia; e a especialista em Meio Ambiente, Cecília Guerra.
Nessa terça-feira (12), a equipe visitou a obra em São Mateus e se impressionaram com a construção. “Estamos muito contentes, orgulhosos e com muita expectativa para o projeto. O nosso contato teve início antes da pandemia de Covid-19 e agora estamos aqui para apoiar e dar suporte em tudo que o Estado precisar para lograr a obra.
Segundo o diretor de Projetos de Desenvolvimento Humano e Social, Sebastián Abbatemarco, o CAF tem como estratégia ser reconhecido como um “banco verde”, em 2026, e, para isso, tem que ter 40% dos projetos acompanhando esse objetivo. “Vemos com muita alegria que o projeto contempla essas questões de sustentabilidade, com a busca de uma certificação LEED, e que tem processos de desenvolvimento social importantes na região, como a incorporação da mão de obra local de trabalhadores homens e mulheres”, salientou Abbatemarco.
Também fez parte da visita uma reunião de apresentação sobre a obra. Na ocasião, Sebastián Abbatemarco ressaltou que a instituição atua há 16 anos no Brasil e que este é o primeiro contrato firmado com o Espírito Santo.
Nesta quarta-feira (13), ocorreram agendas pela manhã e à tarde para tratar de questões operacionais a respeito do financiamento, como a situação atual do projeto, os trâmites de solicitação de recursos e as regras de prestação de contas, além de uma aproximação das equipes do Governo Estadual com o banco financiador.
O encontro contou com a participação do subsecretário de Estado de Planejamento e Transparência da Saúde, Francisco José Dias; da subsecretária de Estado de Captação Recursos, Lilian Siqueira da Costa Schmidt; de representantes do Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado do Espírito Santo (DER-ES) e da Fundação iNova Capixaba.
O subsecretário Francisco José Dias da Silva destacou que a captação de recursos e o apoio do CAF têm grande potencial de tornar a obra uma referência para o Estado e para o Brasil, tanto nos processos construtivos, quanto na operação.
“Esse financiamento nos possibilita pensar em algo ainda mais ousado do que temos desenhado atualmente para o Complexo de Saúde, com o aprimoramento de gestão, melhorias do ambiente externo e adequações em infraestrutura e mobiliário. Uma preocupação do banco é a sustentabilidade do projeto e isso já vem sendo conduzido desde a concepção do Complexo, perseguindo critérios para receber uma certificação LEED. Estamos fazendo aqui um projeto que vai ser modelo para o Estado do Espírito Santo e para o Brasil”, afirmou Dias da Silva.
A parceria com o CAF foi viabilizada após negociações realizadas pela Subsecretaria de Captação de Recursos (Subcap), vinculada à Secretaria de Economia e Planejamento (SEP). A Subcap tem como competência, entre outras, promover a captação de recursos nacionais e internacionais para a implementação de programas e projetos que integram as diretrizes do Governo do Estado.
“A parceria com organismos multilaterais nos permite não apenas ampliar as fontes de recursos dos investimentos públicos capixabas, mas, sobretudo, traz para o Espírito Santo a expertise e experiências em âmbito internacional, posicionando o Estado no cenário mundial de boas práticas em políticas públicas”, destacou a subsecretária de Estado de Captação de Recursos e Secretária de Economia e Planejamento em exercício, Lilian Siqueira Schmidt.
Complexo de Saúde Norte
O Complexo de Saúde Norte está sendo construído em uma área de 37.590 metros quadrados, sendo a área do terreno de 216.683 metros quadrados no município de São Mateus, às margens da BR-101. Para a construção, que tem previsão de conclusão para o final de 2025, 238 pessoas trabalham no local. De acordo com o DER-ES, 49% da obra já foi concluída.
Está sendo construído um novo Hospital com 340 leitos (34,5% de conclusão), a Superintendência Regional de Saúde (SRS), o Centro Regional de Especialidades (CRE), a Farmácia Cidadã Estadual, o Hemocentro Regional, o Centro de Ensino, a Rede de Frio, os Laboratórios da Vigilância Sanitária e o Centro de Imunobiológicos Especiais (CRIE). Foram investidos, até o momento, R$ 99,2 milhões.
Foto do destaque: GovernoES/Divulgação