A décima Semana Cultural Italiana de Jaguaré já tem data marcada e a programação começa com uma Santa Missa Italiana, neste domingo (7), às 7h30, na Igreja Matriz São Cipriano. Colaboradora da festa e organizadora litúrgica e de cantos, Silvana Pariz destaca que a Santa Missa Italiana entra na programação oficial da Paróquia. “Toda a comunidade está convidada a participar dessa grande festa”, convida.

Segundo ela a única diferença da Santa Missa Italiana é que ela é realizada no idioma italiano. “Normalmente os membros da Amitaj usam alguns trajes típicos, não completos, mas sempre têm alguma peça como boina, coletes para representar. No momento da Palavra deste ano, o Sr. Atílio vai entrar com a Bíblia Sagrada, sempre trajado com roupas italianas” – destaca, lembrando que as entradas da bandeira do Brasil e da Itália é outro momento marcante da celebração.

De acordo com Silvana Pariz, a Santa Missa Italiana era presidida pelo padre comboniano Domênico em anos anteriores. Porém, como neste ano ele retornou à Itália, quem presidirá será o padre Delcy, pároco na Paróquia São João Paulo II.

Leia também:   Há 70 anos, Família Sossai ajuda a construir a história de Jaguaré

“Ele tem formação na Itália. Então, tem todo o conhecimento da língua italiana e vai celebrar com a gente” – reforça.

 

PANDEMIA

Silvana ressalta que, mesmo com o intervalo de dois anos da festa durante o período mais crítico da pandemia do novo coronavírus, a Santa Missa Italiana não deixou de der realizada. “Fizemos uma missa menor durante a pandemia em formato de live com poucas pessoas presentes. A missa acompanha a festa desde o início” – frisa.

 

Programação da Semana Cultural Italiana

 

Jaguaré – A Semana Cultural Italiana, que tem a programação oficial iniciada neste domingo com a Santa Missa Italiana, se estende até o próximo sábado (13). Toda a festividade acontece na Avenida Nove de Agosto, no Espaço Multesportivo Nicolau Falqueto.

Na segunda-feira (8) acontece o desfile fogão de lenha, dança do café, banda e folia de reis.

Leia também:   A história da imigração italiana no ES pode ser contada a partir do Arquivo Público do Estado

Já na terça-feira (9), corais e show com Arthur da Viola. Na quarta-feira (10), apresentação com grupos de jazz, concurso de moedor de café e show com Bano Aureo.

Na quinta-feira (11), concurso do grupião –espécie de serrote utilizado para serrar madeira–, danças, porco à pururuca e show com Procópio Cowboy. No penúltimo dia da festa, na sexta-feira (11), acontece o Festival de Vinho, final do concurso do grupião, eleição da Rainha da Semana Cultural Italiana e shows com Sidjane e Valmir, Acústico Brasitália e Di Balld Nova Trento.

No sábado (13), o encerramento será com a Tratorella e show com a Brasitália. Todos dias acontece a cozinha italiana, sempre a partir das 18h.

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here