A Missa em Memória das Vítimas de Trânsito acontece neste domingo (2), às 9h, no Convento da Penha, em Vila Velha. A celebração acontece anualmente no campinho do convento, mas nesta 14ª edição será na capela, sem a presença do público e com transmissão online, em decorrência da pandemia do novo coronavírus.
A missa também marca o Dia Estadual em memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito, instituído para acontecer no primeiro domingo de agosto, conforme a Lei Estadual 9.689/2011.
“Fazer memória não é apenas olhar para trás, não é apenas um olhar no retrovisor. Fazer memória das vítimas da violência no trânsito é também acolher os familiares que tanto sofrem. O Convento acolhe a todos os que sobem com o coração cheio de saudade e embora neste ano não vamos abraçar fisicamente as mães, os pais, os amigos que tanto choram, vamos levar conforto através de um abraço virtual, mas carinhoso” – enfatizou o guardião do Convento, Frei Paulo Roberto Pereira.
O objetivo da missa é levar conforto e amparo emocional para as pessoas que viveram algum tipo de trauma no trânsito. “A bondade do Senhor acolhe a todos, abraça a todos os que choram, traz do céu consolo e esperança. Nosso papel enquanto Igreja é rezar de modo a lutar pela promoção da vida e reafirmar o pedido de paz, conscientizando a população para a reflexão da vida como dom e missão” – reforçou o Frei.