O desejo na adolescência era ganhar uma vaga como office boy na TC. O primeiro emprego foi como entregador de jornal. Depois, surgiu uma oportunidade na oficina e gráfica da Tribuna do Cricaré, mas ainda assim aquela vontade de “ostentar” como office boy, mesmo adormecida, ainda dominava o imaginário do jovem Alex Damacena Rodrigues, hoje com 42 anos.

Alex Damacena atuou por 18 anos no jornal Tribuna do Cricaré. Foi de entregador de jornal a operador de produção gráfica. Foto: Divulgação

Nesta entrevista à Rede TC de Comunicações, Alex relata um pouco da trajetória dele no jornal em razão da comemoração dos 37 anos da Tribuna do Cricaré (12 de janeiro de 1984).

Lembra que foram 18 anos atuando como colaborador, 16 dos quais se dedicou aos trabalhos na gráfica, passando por todas as etapas, desde ajudante até chegar à função de operador de produção gráfica.

“A TC foi a minha faculdade”, afirma, lembrando que no início, a prioridade era trabalhar, mas mesmo com dificuldades, concluiu o ensino médio e fez vários cursos.

Em São Mateus, sempre residiu no Bairro Aviação. “Via os colegas do bairro trabalhando como office boy, arrumadinhos, com o próprio dinheiro, e pensava: é isso que eu quero”. Não conseguiu desempenhar a função que queria, mesmo porque os planos foram mudando com a evolução profissional.

Atualmente Damacena, como é conhecido, é empresário e possui uma gráfica em São Mateus. Após deixar a TC foi em busca de novos conhecimentos na área e chegou a trabalhar numa indústria no Paraná. “Depois retornei para São Mateus para abrir a minha própria gráfica. A TC me ajudou muito, pois recebia a indicação deles de quem procurava o jornal para serviços gráficos. Sou muito grato à TC” – lembra.

Damacena afirma que teve a Carteira de Trabalho assinada pela primeira vez aos 16 anos na gráfica da TC. Ele é casado há 10 anos com Quitéria Barcellos da Silva, que também trabalhou na TC, e tem um filho, de 21 anos, que atua junto com ele como operador de guilhotina na Gráfica Hommer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here